Ensinando o caminho da verdade: 8 Salmos para guiar os filhos
A criação dos filhos é uma das tarefas mais importantes e também a mais desafiadoras que os pais podem enfrentar. Contudo, criar filhos com valores sólidos e com propósitos é essencial para ajudá-los a se tornarem adultos responsáveis e bem-sucedidos.
No entanto, a Bíblia Sagrada é uma das maiores fontes de orientação e sabedoria para os pais que buscam criar seus filhos de acordo com os princípios cristãos. Ensinar os filhos a amar e respeitar a Palavra de Deus é uma das maiores responsabilidades que os pais cristãos têm.
Qual a importância de ensinar a Palavra de Deus para os filhos?
Ensinar a Palavra de Deus para os filhos é de extrema importância, pois é uma das formas mais eficazes de ajudá-los a crescer em sua fé e desenvolverem um relacionamento com Deus.
A Palavra de Deus contém a orientação e a sabedoria que os filhos precisam para enfrentar os desafios da vida e também para tomarem decisões sábias e justas.
Além disso, ensinar a Palavra de Deus pode ajudar os filhos a compreenderem sua verdadeira identidade como filhos de Deus, descobrindo assim o propósito para a vida. Os ensinamentos bíblicos ensinam os filhos a amarem a Deus e ao próximo, buscar a justiça e a misericórdia, e viver uma vida de harmonia.
À medida com que eles vão conhecendo as histórias bíblicas, a compreensão sobre quem Deus é e como Ele age, a semente que está sendo plantada vai germinando e com o tempo vai florescer. Através dos Salmos eles também aprendem a orar, a glorificar a Deus e a louvarem de uma forma sincera.
A seguir, veremos alguns salmos para guiarem os filhos, no caminho da verdade.
8 Salmos para guiar e fortalecer os filhos na fé
1. Salmo 22:9-10
“Mas tu és o que me tiraste do ventre; fizeste-me confiar, estando aos seios de minha mãe. Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe.”
O Salmo 22:9-10, destaca a relação especial entre Deus e cada indivíduo desde o momento da concepção.
O salmista reconhece que Deus o tirou do ventre de sua mãe e que desde o início de sua vida, Deus esteve presente e agindo em sua vida.
Esse Salmo para os filhos, é uma fonte de encorajamento e esperança, pois ao lerem entenderam que Deus os ama e os cuida desde o momento de seu nascimento.
2. Salmo 127:4-5
“Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.”
Ao lermos estes Salmos direcionados para os filhos, vemos que o Salmista os compara como flechas na mão de um guerreiro, representando sua força e importância.
Afirmando também que aqueles que têm muitos filhos são abençoados e terão grande capacidade para resistir aos seus inimigos.
Neste Salmo entendemos que os filhos são uma bênção de Deus e que precisam ser cuidados e verdadeiramente valorizados.
Uma flecha ela precisa acertar um alvo, sendo assim, nós como filhos de Deus precisamos cumprir a missão que nos confiada, acertando assim o alvo.
3. Salmo 127:3
“Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.”
O Salmo 127:3 afirma que os filhos são uma herança do Senhor, nos confiado como um presente valioso. Isso mostra a importância de proteger os filhos e cuidar deles com muito carinho, reconhecendo que Deus os deu como uma dádiva preciosa.
Portanto, medite neste versículo com seus filhos, mostrando a eles o quão importante e valiosos são para Deus e para você, também.
4. Salmo 46:1
“Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, ajuda sempre presente na adversidade.”
Esse versículo quando aplicado aos filhos, fará eles lembrarem que, mesmo em meio a situações difíceis ou adversas, eles podem encontrar paz em Deus.
Esse Salmo também incentiva os pais a ensinarem seus filhos a buscarem a presença de Deus em momentos de ansiedade ou medo, lembrando-lhes que Ele está sempre pronto para nos ouvir e nos ajudar.
5. Salmo 40:1
“Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.”
Quando meditamos neste Salmo vemos a importância da paciência e da confiança em Deus, mesmo em momentos difíceis.
Esse versículo pode ser aplicado aos filhos, lembrando-os de que, mesmo em momentos de dificuldade, Deus está presente e disposto a ajudá-los.
Os pais devem ensinar seus filhos a confiarem em Deus e ter paciência, sabendo que Ele tem um plano muito melhor para suas vidas.
6. Salmo 125:1
“OS que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.”
O Salmo 125:1 é um salmo que fala da confiança em Deus e na Sua proteção. Através deste Salmo reconhecemos a importância de ensinar nossos filhos a confiarem verdadeiramente em Deus, para alcançarem estabilidade e segurança.
Fazendo com que eles desenvolvam uma fé profunda e genuína em Deus. Muitas vezes os filhos confiam nos guarda, nos tios, nos avós ou até mesmo nos pais, como seus protetores.
Porém, eles devem saber e acreditar que devem confiar em primeiro lugar, em Deus. Para que permaneçam firmes e inabaláveis.
7. Salmo 103:1-2
“BENDIZE, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.”
Quão importante e benéfico é um coração grato!
Como pais devemos ler e reler esse Salmo para nossos filhos. Pois este Salmo é um convite para eles renderem louvor a Deus por todas as suas bênçãos e benefícios recebidos. Também um lembrete para eles agradecerem a Deus por tudo o que Ele tem feito por eles e por suas famílias.
Os pais devem ensinar seus filhos a serem gratos a Deus em todas as circunstâncias e a reconhecerem as Suas grandiosas bênçãos, desde as mais simples até aquelas que pareciam impossíveis. Desenvolvendo nos filhos uma senso de gratidão e amor a Deus, reconhecendo que tudo vem de Deus.
8. Salmo 25:4
“Faze-me, Senhor, conhece os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas.”
No Salmo 25:4 encontramos uma oração de busca por orientação e direção Divina. Sendo um exemplo para os filhos, buscarem orientação e direção, sempre que se sentirem indecisos ou até mesmo, quando precisarem decidir por algo, como faculdade, emprego, e tantas outras coisas.
Acreditando assim, que somente em Deus encontramos a direção exata. Contudo, este Salmo também ensina aos filhos a importância da humildade e da submissão a Deus, reconhecendo que Ele sabe o que é melhor para suas vidas.
Oração
“Querido Deus, obrigado por ser meu Pai Celestial e por cuidar de mim todos os dias. Ajuda-me a ser um bom filho, amando e honrando meus pais e sendo um exemplo de amor e bondade para os outros. Que eu possa crescer na graça e no conhecimento da Tua Palavra, tendo discernimento a cada dia mais sobre a Tua vontade para minha vida. Em nome de Jesus, amém.”
Se você gostou destes Salmos para guiar os filhos, veja também:
- Salmos para Jovens: 10 Versículos Essenciais para Orientação e Sabedoria na Vida Cristã
- Salmos de Gratidão: A importância de louvar a Deus pelas bênçãos recebidas
- 10 Salmos para Depressão: Palavras de conforto e encorajamento para os momentos difíceis
- Estudo bíblico sobre família: o papel dos pais na criação dos filhos
- 11 Versículos para vencer a ansiedade e medo
Sobre o Autor
0 Comentários