4 dicas para ler a Bíblia toda extraindo lições dela
Ler a Bíblia toda entendendo e tirando lições, é um desafio sim, mas com recompensas valiosas. Algumas dicas sobre a leitura bíblica ajuda tornar esse momento de devoção mais prazeroso e produtivo.
1. Antes de começar a ler a bíblia, ore
A Bíblia não é um livro comum. Ela é a palavra inspirada por Deus e por isso antes de começar a leitura bíblica, precisamos orar pedindo que o Senhor nos ajude a entender o que está escrito.
Alguém disse que a Bíblia é o único livro que enquanto você lê, o autor está presente. Maravilhoso isso, não é?
Uma simples oração antes e durante a leitura da Bíblia abre nosso coração para Deus sobre sua palavra. Além disso, com esta atitude, estamos dizendo para Deus que não somos capazes sozinhos. Então, Deus vê nossa humildade e nos abre a mente para entender a Bíblia.
Você pode orar de forma simples. Por exemplo, quando você estiver lendo um texto bíblico que não entende, fale para Deus “Pai, o que quer dizer isso” ou “Senhor, porque Abraão disse isso”.
Entenda, Deus é o maior interessado em que você não apenas leia, mas compreenda a mensagem bíblica. E uma oração sincera mostra sua dependência de Deus e Ele certamente te ajudará compreender as verdades sagradas e extrair lições para sua vida.
2. Tire todo pré-conceito e esteja aberto para aprender
Algumas pessoas não têm sucesso na leitura da Bíblia pelo simples fato de permitirem que suas crenças e tradições se tornem barreiras.
Ou seja, elas aprenderam uma certa doutrina ou costume e mesmo que não esteja escrito na Bíblia ou não daquela forma, eles preferem ficar com suas crenças ao invés de crer na verdade.
Para ler a Bíblia com eficácia, é necessário termos a humildade de reconhecer que não sabemos tudo. Cada dia podemos aprender algo novo e estar aberto à mudanças é bom para o leitor da Bíblia. Aliás, é uma atitude de um cristão comprometido com a palavra de Deus.
3. Use mais de uma versão da Bíblia
Há uma questão sobre qual a melhor versão da Bíblia para ler. Eu acredito que a resposta é muito particular de cada um. Ou seja, uma versão clássica pode ser boa para uma pessoa, enquanto que para outra pessoa, a versão que mais agrada é uma mais atual.
Então, minha dica aqui é: escolha uma versão melhor para você e tenha mais de uma versão. Você pode ler a Bíblia em uma versão mais comum como a ACF (Almeida Corrigida Fiel) e quando precisar, consultar o texto em uma versão como a NVI (Nova Versão Internacional).
Para quem gosta de uma versão mais contemporânea, A NVLH (Nova Versão Linguagem de Hoje) é ideal para uma linguagem atualizada.
4. Anote na própria Bíblia
Quarta e última dica, mas não menos importante, ANOTAR! Eu gosto muito de ler a Bíblia com uma caneta na mão escrevendo nas páginas da Bíblia.
Anotar enquanto está lendo, pode ajudar a memorizar a Bíblia. Além disso, você pode consultar depois de algum tempo.
Enquanto estamos lendo a Bíblia, uma revelação de Deus pode vir ao nosso coração sobre alguma passagem e quando anotamos, fica registrado. Isso é bom, porque após um ano, podemos consultar aquelas anotações novamente.
Algumas pessoas gostam de ter um caderninho para anotar e enquanto outras, preferem anotar na própria Bíblia. Independentemente de onde escrever, anotar é uma forma de registrar e também contribui para memorizar a palavra de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários