Esboço do sermão: A nobre escolha de Rute, a moabita – Rute 1:1-22

esboço de Rute a moabita

Esboço de pregação sobre o sermão da nobre e mais importante escolha de Rute, em seguir sua sogra para uma terra desconhecida, porém, para a terra de onde Noemi não deveria ter saído.

Apesar de ser uma trajetória marcada por grandes trajédias, podemos ver como Deus interveio, agindo de maneira surpreendente e dando a essas duas mulheres, motivos para voltarem a sorrir.

Caro pregador e ministro do evangelho de Jesus Cristo, que você possa entregar a mensagem desse esboço de pregação, sobre a escolha de Rute, de forma cativante e ousada. Que o Senhor, te use para que vidas possam tomar a melhor decisão de suas vidas.

Título do Sermão: A nobre escolha de Rute: “Eu irei” (Rute 1:1-22)

Texto base: Rute 1:1-22

Introdução

O livro de Rute é uma história comovente de devoção e fidelidade, que se desenrola em tempos difíceis durante o período dos juízes em Israel. Neste livro, conhecemos Rute, uma viúva moabita, que faz uma nobre escolha ao decidir deixar sua terra natal e seguir sua sogra judia, Noemi, para a terra de Israel. Esta escolha terá um impacto duradouro em suas vidas e até mesmo na genealogia de Jesus Cristo.

I. Uma estadia de fatalidades

  1. Impulsionados pela fome, Elimeleque e sua família deixam Belém e se mudam para Moabe, país inimigo de Israel.
  2. A morte atinge a família quando Elimeleque morre, deixando Noemi viúva com dois filhos.
  3. Malom e Quiliom se casam com mulheres moabitas, o que era desaprovado pela Lei.
  4. Após cerca de dez anos, ambos os filhos também morrem, deixando Noemi sem marido e filhos.

II. Uma volta fiel à Judá

  1. A fome em Judá termina, e Noemi decide voltar para casa.
  2. Ela encoraja suas noras a permanecerem em Moabe, mas Rute escolhe voltar com ela, demonstrando sua devoção e amor pela sogra.
  3. A nobre escolha de Rute é reforçada quando ela faz um voto para segui-la e se comprometer com o Deus de Israel.

III. Noemi e Rute finalmente chegam em Belém

  1. A chegada dessas duas mulheres em Belém desperta entusiasmo na Cidade.
  2. Noemi, apesar de receber uma recepção calorosa, sente-se grande amargura e desamparo, acreditando que Deus a afligiu.
  3. Noemi e Rute se estabelecem em Belém, uma viúva e uma moabita em uma terra estranha.
  4. Deus em sua infinita bondade, prepara um homem chamado Boaz, para ampará-las e prover as suas necessidades. Mas isso já será tema para um outro esboço de sermão.

Conclusão

Para concluirmos esse sermão, sobre a nobre escolha de Rute, podemos aprender uma grande lição, sobre a importância das escolhas que fazemos em nossas vidas. Enquanto Elimeleque e seus filhos fizeram escolhas que resultaram em tamanha tragédia, Rute fez uma nobre escolha ao seguir sua sogra Noemi e se comprometer com o Deus de Israel. Sua fidelidade e devoção a Deus a levaram a se tornar uma personagem essencial na genealogia de Jesus Cristo.

Apelo

Assim como Rute fez uma nobre escolha, o Senhor nos convida hoje a tomar a nossa decisão, também.

Como a sua palavra nos diz em Mateus e Mateus 6: 33, para buscarmos primeiramente o reino de Deus e Sua justiça, sabendo que todas as demais coisas necessárias nos serão acrescentadas.

Saiba que ao você fazer escolhas alinhadas com a vontade de Deus, você poderá desfrutar de uma vida direcionada pelo Seu Espírito Santo, confiando que Ele nos abençoara cada passo que você der, assim como fez com Rute, dando lhe o privilégio de fazer parte da linda história de redenção.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)

Se você gostou deste sermão, te convido a continuar lendo aqui:

Esboço do Sermão Sobre a Obediência a Deus em Hebreus 5:7-8

Esboço de Pregação sobre a Oração – 1 Tessalonicenses 5:16-18

O milagre nas Bodas de Caná: Jesus transforma água em vinho

Esboço de Pregação: Eu Sou a Ressurreição e a Vida

O perigo de perder Jesus – Estudo e Pregação em Lucas 2:41-49

Sobre o Autor

Indiara Lourenço
Indiara Lourenço

Indiara possui mais de 20 anos de experiência ensinando e pregando. Já atuou em vários ministérios como: infantil, feminino e jovens. Estudante de teologia, também ministra aulas na EBD.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *