12 Incríveis Histórias Bíblicas para as Crianças

histórias bíblicas para crianças

As histórias bíblicas transmitidas de geração em geração, tocam os corações de crianças e adultos ao redor do mundo. Elas carregam uma riqueza de ensinamentos intemporais, abordando temas como coragem, amor ao próximo, perdão e fé.

Com uma linguagem acessível e personagens cativantes, essas histórias da bíblia encantam as crianças e as transportam para um mundo repleto de aventuras e aprendizados.

Ao compartilharmos as histórias bíblicas com as crianças, criamos uma oportunidade única de cultivar valores espirituais desde a tenra idade. Pois, esses ensinamentos não apenas moldam seu caráter, mas também fornecem uma base sólida para que possam enfrentar os desafios da vida com confiança e compreensão.

Pensando nisso, selecionei as 12 histórias da bíblia mais incríveis para que você líder do ministério infantil possa contar para as crianças, para os pais, ou até mesmo para os avós que querem ensinar a palavra de Deus para seus netos.

À seguir as 12 histórias bíblicas mais cativantes para as Crianças

crianças ouvindo história bíblica

1. A Criação – Gênesis 1:1-31

Apresentar a história da criação para as crianças é realmente encantador. Conte para elas como Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo Ele descansou.

Quando chegar a hora de contar como Deus formou o ser humano, faça ela se sentir parte da história, incluindo o nome dela e de seus familiares. Isso fará com que ela, se sinta parte do plano Divino.

2. Noé e a Arca – Gênesis 6:5-22

A história de Noé para construindo uma grande arca, a pedido de Deus, para que os animais fossem salvos, para que a sua família também fosse salva da destruição que viria através do dilúvio, é mesmo incrível.

Essa é uma história muito importante à ser contada pelo ministério infantil, pelos pais. Conte a história de uma forma divertida, usando recursos visuais, até mesmo usando massinha para modelar os animais, enfim, use a sua criatividade.

3. Davi e Golias – 1 Samuel 17:1-54

Essa é uma história realmente muito emocionante, pois apenas um jovem pastor, enfrentou um gigante chamado Golias com coragem e fé, vencendo-o com uma simples funda e uma pedra.

Ao contar essa história, mostre para as crianças a importância da fé no Deus vivo, pois em meio a essa batalha Deus interveio e a vitória do foi do “menor” ungido e escolhido por Deus.

4. A história de Moisés – Êxodo 2:1-10, 3:1-15, 14:21-31

Quando a jornada de Moisés desde seu nascimento, é narrada, com certeza causa uma grande comoção, pois era apenas um bebêzinho sendo colocado dentro de um cesto no rio para escapar da morte.

E foi através desse bebêzinho que Deus libertou o povo de Israel da escravidão do Egito, pois Moisés se tornou um grande líder usado por Deus.

5. O Nascimento de Jesus – Lucas 2:1-20

A história do nascimento de Jesus em Belém, cercado por anjos, pastores e os três reis magos que trouxeram presentes ao novo Rei, é a história mais linda da Bíblia Sagrada. Pois, é aqui que começa a linda história de amor e de Redenção.

Nessa história você pode fazer uma encenação de Natal com as crianças interpretando os personagens principais, incluindo anjos e pastores.

6. O Bom Samaritano – Lucas 10:25-37

A parábola sobre um homem que foi assaltado e deixado à beira da estrada, mas foi ajudado por um samaritano, mostrando a importância de amar e ajudar o próximo.

Ensine para as crianças a importância de amar o próximo, como a si mesmo. Utilize bonecos ou figuras de ação para representar os personagens e recriar a história em um cenário imaginário.

7. O Filho Pródigo – Lucas 15:11-32

Essa é uma das mais lindas histórias contadas por Jesus, ilustrando o amor incondicional de Deus, contando a história de um filho que sai de casa, desperdiça sua herança e retorna arrependido, sendo recebido de braços abertos por seu pai.

Deixe o Espírito Santo te guiar, através dessa história, para que as crianças tenham sempre em sua mente e em seu coração, o quanto Deus os quer por perto.

8. A Ressurreição de Jesus – Mateus 28:1-10

Aqui temos mais uma emocionante história, sobre a ressurreição de Jesus após sua crucificação, trazendo esperança e salvação para toda a humanidade.

Conte essa linda história, usando recursos visuais, como a cruz, permitindo com que as crianças se sintam parte dessa história. Pois, afinal Jesus Cristo morreu por todos nós.

9. A Pesca Maravilhosa – Lucas 5:1-11

A história da pesca maravilhosa, é também incrível. Pois, Jesus ajudou os pescadores a pegar uma quantidade incrível de peixes, após uma noite inteira tentando pescar e sem sucesso algum.

Você pode criar um grande barco, usar saco de estopa para representar as redes, e montar uma linda peça.

10. Jonas e o Grande Peixe – Jonas 1:1-17, 2:1-10

A temida história de Jonas, que desobedeceu a Deus e foi engolido por um grande peixe, mas que depois se arrependeu e foi salvo.

Através, dessa história você pode e deve mostrar para as crianças a importância da obediência à Deus, que não importa aonde nós estamos, se Deus tem plano a realizar, Ele vai mover céus e terra, mas a sua obra se realizará.

11. José e seus Irmãos – Gênesis 37:1-36, 39:1-23

A história de José, um jovem com sonhos especiais, vendido como escravo por seus próprios irmãos, mas manteve sua fé em Deus, tornando-se um líder importante no Egito.

Ao preparar essa história, você pode também preparar uma brincadeira, fazendo um quebra-cabeça gigante com a imagem de José e seu manto colorido. À medida que você conta a história, as crianças podem montar o quebra-cabeça.

12. A Multiplicação dos Pães e Peixes – João 6:1-15

A história em que Jesus alimentou uma grande multidão com apenas cinco pães e dois peixes, mostrando seu poder milagroso e compaixão pelas necessidades das pessoas, é mais uma linda expressão de amor e cuidado.

Ao contar essa história, você pode usar recursos visuais, para descrever essa linda história, mostrando para as crianças que Jesus jamais vai nos deixar perecer, piis Ele é o Todo Poderoso e tem o Poder de operar obras e milagres incríveis, que nenhum super-herói pode realizar.

Se você gostou desse conteúdo, continue lendo:

Sobre o Autor

Indiara Lourenço
Indiara Lourenço

Indiara possui mais de 20 anos de experiência ensinando e pregando. Já atuou em vários ministérios como: infantil, feminino e jovens. Estudante de teologia, também ministra aulas na EBD.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.