6 Lições do louvor de Paulo e Silas na Prisão
Quando olhamos para o livro dos Atos dos Apóstolos, encontramos a história de Paulo e Silas presos com os pés no tronco, pelo simples fato de terem orado e expulsado o Espírito maligno de uma jovem adivinhadora.
Essa revolta aconteceu porque essa jovem dava lucro aos seus senhores, e logo após Paulo e Silas repreenderam aquele espírito de adivinhação, a jovem foi liberta e não podia mais adivinhar coisa alguma.
Então eles foram levados para o cárcere interior, tiveram seus pés presos no tronco, contudo, a Bíblia Sagrada nos mesmo nesta condição eles oravam e cantavam.
Quão extraordinário é imaginar a chama que queimava em vossos corações naquele momento, mesmo presos injustamente entoaram o melhor louvor de suas vidas, nos ensinando as mais valiosas lições de fé e salvação.
Sendo assim, vamos ver as lições que podemos aprender com o louvor de Paulo e Silas quando estavam presos.
1. A prisão não cala a voz de um adorador
“E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.” (Atos 16:25)
Um verdadeiro adorador não se limita a tempo e espaço geográfico, independente de onde esteja ele adora ao Senhor. Ao invés de murmurar, reclamar e maldizer, devemos aprender com Paulo e Silas a adorar, enquanto nós adoramos, o próprio Deus se levanta para trabalhar em nosso favor.
2. O louvor abre as portas das prisões
“E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.” (Atos 16:26)
O louvor de um verdadeiro adorador, que adora em Espírito e em verdade, tem o poder de quebrar os grilhões, abrir portas de prisões e derrubar as algemas.
Seja qual for a situação que esteja te aprisionando, o louvor é uma arma poderosa, então abra a sua boca e adore ao único que é digno de toda a nossa adoração. Assim, como Ele agiu através do louvor de Paulo e Silas, Ele agirá em teu favor.
3. O louvor liberta
“E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.” (Atos 16:27-28)
O carcereiro estava dormindo e após o louvor ele despertou e conseguiu enxergar as portas da prisão aberta. Quantos que estão a nossa volta dormindo espiritualmente, sem esperança de vida, pensando que tirar a sua própria vida será a solução?
Pois bem, através desta poderosa lição de Paulo e Silas, aprendemos que o louvor tem o poder de libertar, despertar e abrir os olhos espirituais. Para que todos possam contemplar o grande milagre, vindo da parte do Senhor Deus.
4. O louvor trás luz para o perdido
“E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.” (Atos 16:29)
O carcereiro estava perdido na escuridão, mas após o louvor de Paulo e Silas ele sentiu a necessidade de ver a luz. Logo após essa luz ter rompido com a escuridão, ele se prostou em sinal de reconhecimento e humilhação, reconhecendo que todo poder emana de Deus.
5. O louvor abre portas para que a Palavra seja anunciada
“E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa.” (Atos 16:30-32)
Que interessante é essa lição, pois logo após Paulo e Silas terem entoado o louvor e todo aquele reboliço ter acontecido na prisão, houve uma curiosidade da parte do carcereiro sobre a salvação. Os apóstolos sem perder a oportunidade, começaram a pregar as boas novas de salvação, para ele e toda a sua família.
Saiba que o poder do louvor abre as portas para o evangelho, talvez você não encontra meios para falar do amor de Jesus para alguém, mas através de um hino entoado, o Espírito Santo começará uma grande obra de salvação.
6. O louvor Salva
“E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa.” (Atos 16:33-34)
O louvor de Paulo e Silas trouxe salvação para o carcereiro e toda a sua família. Aquele que outrora estava dormindo, sem luz, sem esperança de vida eterna. Agora tem sua vida transformada, sua alma liberta, e com a certeza de vida eterna.
Portanto, sempre que tiver oportunidade adore ao Senhor. O louvor rompe as cadeias e trás salvação para o perdido.
Se você gostou destas lições do louvor de Paulo e Silas, veja também:
- 14 temas poderosos para pregações em cultos de jovens
- Estudo bíblico sobre Gratidão: aprenda a reconhecer as bênçãos de Deus
- Como ser um líder de jovens na igreja: 8 Dicas Eficazes
- Estudo sobre Débora: lições inspiradoras de uma juíza e profetisa
- Estudo Bíblico sobre Oração – Tudo o que você precisa saber
Sobre o Autor
0 Comentários