22 Nomes de Jesus e seus significados na Bíblia

nomes de Jesus e seus significados

A palavra “Jesus” tem suas raízes etimológicas no hebraico e, mais especificamente, no nome “Yeshua” ou “Yehoshua”. O nome original em hebraico é composto por duas partes: “Yah,” uma forma abreviada de Yahweh, o nome divino, e “shua,” que significa “salvação” ou “salvar”. Portanto, etimologicamente, “Yeshua” pode ser traduzido como “Yahweh é salvação” ou “Deus salva”.

Quando o nome foi transliterado para o grego, que era a língua predominante na época do Novo Testamento, tornou-se “Iesous”. A partir do grego, o nome foi eventualmente transliterado para o latim como “Iesus”, e mais tarde para o inglês como “Jesus”. Em várias línguas ao redor do mundo, o nome adquiriu diferentes formas, mas a essência do significado permaneceu.

É interessante notar que o nome “Jesus” foi dado a ele por seus pais humanos, Maria e José, conforme registrado nos Evangelhos. O anjo Gabriel instruiu Maria a dar esse nome ao filho que ela conceberia pelo Espírito Santo, conforme descrito em Mateus 1:21:

“Darás à luz um filho, e chamarás o seu nome JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”

Assim, o nome de Jesus, com base em sua etimologia, encapsula a missão divina que ele veio cumprir na Terra: ser o Salvador, aquele que traz a salvação e a reconciliação entre Deus e a humanidade. A riqueza etimológica do nome ressoa com a importância teológica atribuída a Jesus nas tradições cristãs.

Contudo, agora vamos conhecer os 22 nomes de Jesus e seus significados, bem como as referências bíblicas de cada um deles.

nomes de Jesus e seus significados

1. Alfa e Ômega

E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.” (Apocalipse 21:6)

Significado: O princípio e o fim de todas as coisas.

2. Cordeiro de Deus

“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (João 1:29)

Significado: Ele ofereceu Sua vida como sacrifício pelos profetas.

3. Cristo

“E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” (Mateus 16:16)

“Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei.” (Hebreus 5:5)

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.” (Hebreus 13:8)

Significado: Esse nome revela a missão redentora de Jesus e O confirma no cumprimento das profecias do Antigo Testamento.

4. Deus

“Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.” (Hebreus 1:8)

Significado: O Pai de todos.

5. Emanuel

“Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.” (Mateus 1:23)

Significado: O que sempre permanece conosco.

6. Filho de Davi

“E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando, e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi.” (Mateus 9:27)

Significado: Título que liga Jesus ao trono davídico, confirmando a aliança de Deus com Davi.

7. Filho de Deus

“E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus.” (Mateus 27:54)

“Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (João 20:31)

Significado: Expressão da divindade, representando a intimidade singular de Jesus com o Pai.

8. Filho do Homem

“Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” (Mateus 20:28)

Significado: Nome que identifica Jesus conosco.

9. Jesus

“E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mateus 1:21)

“Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.” (Hebreus 2:9)

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.” (Hebreus 13:8)

Significado: Seu nome pessoal.

10. Luz do mundo

“Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.” (João 9:5)

Significado: Aquele que traz esperança e oferece orientação.

11. Mediador

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (1 Timóteo 2:5)

“Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.” (8:6)

“E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.” (Hebreus 9:15)

Significado: Redentor que leva os pecadores perdoados diante da presença de Deus.

12. Messias

“Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).” (João 1:41)

Significado: Essa expressão liga Cristo à profecia do Antigo Testamento sobre a vinda do Profeta, Sacerdote e Rei.

13. Pastor

“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (João 10:11)

“E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.” (1 Pedro 5:4)

“Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas.” (Hebreus 13:20)

Significado: O que oferece orientação e proteção.

14. Pedra angular

“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina.” (Efésios 2:20)

Significado: O fundamento certo da vida.

15. Profeta

“Importa, porém, caminhar hoje, amanhã, e no dia seguinte, para que não suceda que morra um profeta fora de Jerusalém.” (Lucas 13:33)

Significado: Proclamador fiel da Palavra de Deus.

16. Pão da Vida

“E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” (João 6:35)

Significado: O único alimento essencial.

17. Rabi/Mestre

“Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.” (João 3:2)

Significado: Nome de respeito para um ensinador das Escrituras.

18. Rei dos Reis, Senhor dos senhores

“E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.” (Apocalipse 19:16)

Significado: O Todo-Poderoso Soberano.

19. Salvador

“E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.” (João 4:42)

Significado: Aquele que livra do pecado e da morte.

20. Senhor

“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Romanos 10:9)

“Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.” (Hebreus 7:14)

Significado: Criador Soberano e Redentor.

21. Sumo Sacerdote

“POR isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão.” (Hebreus 3:1)

“Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.” (Hebreus 4:14)

Significado: O perfeito Mediador.

22. Verbo

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (João 1:1)

Significado: Comunicação única de Deus com o homem, desde a criação até agora.

Se você gostou deste estudo sobre os nomes de Jesus e seus significados, então continue lendo:

Sobre o Autor

Indiara Lourenço
Indiara Lourenço

Indiara possui mais de 20 anos de experiência ensinando e pregando. Já atuou em vários ministérios como: infantil, feminino e jovens. Estudante de teologia, também ministra aulas na EBD.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.