20 Salmos edificantes para abertura de culto

salmos para abertura do culto

A abertura de um culto é uma responsabilidade que exige seriedade e sensibilidade, especialmente para o pastor local. Pois nesse momento, as pessoas se reúnem no templo em busca de consolo, ânimo e esperança.

Alguns podem estar atravessando momentos de tristeza, angústia ou até mesmo enfrentando crises em suas vidas, buscando uma fonte em Deus. Portanto, é fundamental, que o ministro do evangelho esteja conectado com o Espírito Santo ao escolher os versículos e salmos para a abrir o culto, a fim de transmitir a mensagem adequada.

Pensando nisso, selecionei aqui 20 Salmos que podem ser usados ​​para dar a abertura ao culto, convidando a congregação a louvar a Deus e refletir sobre sua grandeza, bondade e fidelidade.

Aqui estão os 20 Salmos para abertura do culto

salmo para iniciar o culto

1. Salmo 100

“Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras.”

Hoje, recebemos do Senhor nosso Deus e Pai, o privilégio de celebrarmos com júbilo à Ele. Então, te convido a aproveitar essa linda oportunidade para celebrar ao Senhor, louvando e adorando o Seu Santo e Bendito nome.

2. Salmo 23

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.”

Ao abrirmos esse culto, o Senhor nos convida a descansarmos n’Ele. Pois, assim como um bom pastor cuida carinhosamente das suas ovelhas, Deus cuida de cada um de nós com um amor incondicional. Descanse na certeza de que nada nos faltará, quando depositarmos nossa confiança n’Ele. Ele é nossa fonte de força e proteção.

3. Salmo 95

“Vinde, cantemos ao Senhor; jubilemos à rocha da nossa salvação.”

Vinde, igreja de Cristo Jesus, comprada e remida no Sangue do Cordeiro imaculado, é tempo de jubilar e cantar ao Senhor, o nosso Criador!

4. Salmo 121

“Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?”

Elevemos os nossos olhos para os montes, reconhecendo que a nossa ajuda vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Nos momentos de dificuldade e conflito, saibamos que o nosso socorro vem do Senhor. Ele é fiel e está sempre ao nosso lado, nos sustentando e nos guardando a cada passo da nossa jornada.

5. Salmo 103

“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.”

Nesta oportunidade vamos bendizer o nome do Senhor com toda a nossa alma. Ele é digno de todo o louvor e adoração. Lembremo-nos das Suas bênçãos e misericórdia, que se renovam a cada dia. Diante da Sua grandeza, reconhecemos o quanto dependemos d’Ele e agradeçamos por Seu amor sem limites.

6. Salmo 136

“Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.”

Ao abrirmos esse culto, queremos agradecer ao Senhor, pois Sua bondade e misericórdia são eternas. Cada dia é uma oportunidade para reconhecer as Suas maravilhas e obras poderosas em nossas vidas. Neste culto, cantemos em uníssono para celebrar a grandeza do nosso Deus, que nos ama além das nossas deficiências e limitações.

7. Salmo 122

“Alegrei-me quando me disse: Vamos à Casa do Senhor.”

Que alegria é estar na Casa do Senhor! Vamos exultar e render graças pelo privilégio de estarmos reunidos em Sua presença. Este lugar é sagrado, pois aqui encontramos força, consolo e renovação espiritual. Que este culto seja um momento especial de comunhão com Deus e com nossos irmãos em fé.

8. Salmo 34

“Bendirei o Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.”

Neste culto, que a nossa boca possa estar cheia do louvor ao Senhor em todo o tempo. Mesmo diante das dificuldades, confiemos em Deus, pois Ele é o nosso refúgio seguro. Que o nosso louvor seja uma expressão da nossa fé inabalável e da nossa gratidão por Sua presença constante em nossas vidas.

9. Salmo 148

“Louvai ao Senhor! Louvai ao Senhor desde os céus, louvai-o nas alturas!”

Vamos louvar ao Senhor com toda a criação! Dos céus à terra, tudo exalta o nome do nosso Deus. Cada elemento da natureza revela a Sua grandeza e sabedoria. Na abertura deste culto, unamo-nos ao coro dos céus e da terra para declarar a majestade do Senhor que reina sobre tudo.

10. Salmo 27

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei?”

Diante das intermitentes da vida, encontremos nossa esperança no Senhor, que é a nossa luz e salvação. Ele nos guia e nos protege em todas as situações. Que a nossa confiança n’Ele seja inabalável, pois Ele é a nossa rocha firme e nosso refúgio seguro.

11. Salmo 89

“As misericórdias do Senhor cantarei perpetuamente; com a minha boca manifestarei a tua fidelidade de geração em geração.”

Ao longo das gerações, o Senhor tem sido fiel em Suas promessas e misericórdia. Neste culto, lembremo-nos das obras grandiosas que Deus realizou em nossa história pessoal e na história da nossa comunidade.

12. Salmo 46

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.”

Neste momento de motivação, lembremo-nos de que Deus é o nosso refúgio e fortaleza. Em meio às tempestades da vida, Ele é a nossa âncora segura. Vamos render graças ao Senhor pela Sua presença constante, que nos dá coragem e força para enfrentar qualquer adversidade.

13. Salmo 118

“Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.”

Em todos os momentos, agradeçamos ao Senhor pela Sua bondade que dura para sempre. Sua fidelidade é inabalável, e Sua misericórdia se renova a cada manhã. Ao iniciarmos este culto, celebremos a grandeza do nosso Deus e Seu amor incondicional que nos sustenta diariamente.

14. Salmo 25

“Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas.”

Em um momento de adoração como esse, clamamos ao Senhor para nos guiar em Seus caminhos. Reconheçamos nossa necessidade da Sua sabedoria e direção em nossas vidas. Que este culto seja um tempo de aprendizado e crescimento espiritual, confiando que Deus nos ensina e nos guia com amor.

15. Salmo 63

“Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água.”

Neste culto, busquemos a Deus de todo o coração, desejando a Sua presença em nossas vidas como a água em uma terra seca. Ele é nossa fonte de satisfação e alegria duradoura. Rendamos louvores a Ele, pois só em Sua presença encontramos descanso e refrigério para a alma.

16. Salmo 30

“Exaltar-te-ei, ó Senhor, porque tu me levantaste e não permitiste que meus inimigos se alegressem sobre mim.”

Em meio às dificuldades, exaltamos ao Senhor que nos levanta e nos sustenta. Ele é a nossa fortaleza em momentos de fraqueza, e Sua graça nos renova a cada dia. Que ao iniciarmos este culto, possamos ver uma oportunidade de testemunhar como Deus age poderosamente em nossas vidas.

17. Salmo 33

“Alegrai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos convém o louvor.”

No momento em que se reunimos para darmos início a mais um culto de louvor e adoração, te convido para nos alegrarmos no Senhor, pois Ele é digno de todo o louvor. Sua justiça e fidelidade são inquestionáveis.

18. Salmo 96

“Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todas as terras.”

Esta é uma noite oportuna para entoarmos um cântico novo ao Senhor, pois Ele é o Criador de todas as coisas e merece nossa adoração. Suas maravilhas são incomparáveis, e Sua glória enche toda a Terra. Que este culto seja uma celebração da grandeza e santidade do nosso Deus.

19. Salmo 46

“Clamor do Justo que Sofre nas Mãos dos Perversos.”

Mesmo diante das adversidades, lembremo-nos de que Deus é nosso refúgio e fortaleza. Que este culto seja um tempo de busca por Sua paz e descanso, sabendo que Ele está no controle de todas as coisas.

20. Salmo 136

“Agradecei ao Senhor porque ele é bom.”

Agradeçamos ao Senhor pela bondade infindável. Sua misericórdia dura para sempre, e Seu amor é eterno. Que este culto seja uma oportunidade de expressarmos nossa gratidão por tudo o que Ele tem feito por nós, e por Seu cuidado constante em nossas vidas.

Se você gostou, veja também:

Sobre o Autor

Indiara Lourenço
Indiara Lourenço

Indiara possui mais de 20 anos de experiência ensinando e pregando. Já atuou em vários ministérios como: infantil, feminino e jovens. Estudante de teologia, também ministra aulas na EBD.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *