41 Versículos da Bíblia sobre o Espírito Santo

Estes versículos da Bíblia revelam a natureza, o papel e a influência do Espírito Santo nas vidas dos crentes.

Vamos explorar as profundezas dessas passagens, buscando compreender a importância dessa terceira pessoa da Trindade e como esses versículos podem iluminar nossos corações e mentes.

Versículos sobre o Espírito Santo no Antigo Testamento

Gênesis 1:2 – “O Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.”

Gênesis 6:3 – “Então disse o Senhor: ‘O meu Espírito não contenderá para sempre com o homem, porque ele também é carne; os seus dias serão cento e vinte anos.'”

Números 27:18 – “Disse o Senhor a Moisés: ‘Toma Josué, filho de Num, homem em quem está o Espírito, e põe a mão sobre ele.'”

Deuteronômio 34:9 – “E Moisés, servo do Senhor, morreu ali, na terra de Moabe, conforme o Senhor lhe havia dito. E o sepultou na cova, no vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém até hoje sabe o lugar do seu sepulcro.”

Juízes 3:10 – “E o Espírito do Senhor veio sobre Gedeão, e ele tocou a buzina, e os abiezritas se reuniram atrás dele.”

1 Samuel 10:10 – “Então o Espírito do Senhor se apoderou de Saul, e ele profetizou no meio do acampamento; e ouviu-o todo o povo.”

1 Samuel 11:6 – “Então o Espírito do Senhor se apoderou de Saul, e ele passou a profetizar no meio do acampamento.”

1 Samuel 16:13 – “E o Espírito do Senhor veio sobre Davi, desde aquele dia em diante.”

2 Samuel 23:2 – “O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra esteve em minha língua.”

Isaías 11:2 – “E o Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito da sabedoria e do entendimento, o Espírito do conselho e da fortaleza, o Espírito do conhecimento e do temor do Senhor.”

Isaías 44:3 – “Porque derramarei água sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.”

Ezequiel 36:27 – “E porei o meu Espírito dentro de vós, e farei com que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.”

Joel 2:28 – “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.”

Zacarias 12:10 – “E derramarei sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão como quem pranteia a um unigênito, e chorarão por ele como se chora a um primogênito.”

Juízes 14:19 – “Então o Espírito do Senhor veio sobre ele com poder, e ele desceu a Ashkelon e matou trinta de seus homens.”

2 Samuel 23:2 – “O Espírito do Senhor falou por meu intermédio; a palavra dele estava na minha língua.”

2 Crônicas 20:14 – “Então o Espírito do Senhor veio sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita e descendente de Asafe, enquanto ele estava na assembléia.”

Versículos bíblicos sobre o Espírito Santo

Ezequiel 37:1 – “A mão do Senhor estava sobre mim, e ele me tirou pelo Espírito do Senhor e me colocou no meio de um vale; estava cheio de ossos.”

Isaías 63:10 – “Mas eles se rebelaram e contristaram o seu Espírito Santo; então Ele se voltou contra eles como um inimigo e lutou contra eles.”

Salmo 51:10 – “Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito inabalável.”

Versículos sobre o Espírito Santo no Novo testamento

Mateus 3:11 – “Eu os batizo com água para arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, e eu não sou digno de levar suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.”

Lucas 1:35 – “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Portanto, o santo que vai nascer será chamado Filho de Deus.”

Lucas 3:22 – “E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado; em ti me comprazo.”

João 14:26 – “Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”

João 15:26 – “Mas, quando o Consolador vier, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.”

João 16:7-13 – “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.”

versículo do Novo testamento sobre o Espírito Santo

Atos 1:8 – “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”

Romanos 8:9-11 – “Mas, se viveis pelo Espírito, andai segundo o Espírito. Não vos deixeis levar por concupiscências carnais. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.”

1 Coríntios 12:4-11 – “Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. Porque a um é dada a palavra da sabedoria, por outro, a palavra da ciência, por outro, a fé, por outro, os dons de curar, por outro, o operar de milagres, por outro, a profecia, por outro, o discernimento de espíritos, por outro, a variedade de línguas, por outro, a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo-as a cada um como quer.”

Efésios 4:30 – “Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.”

Gálatas 5:22-23 – “Mas o fruto do Espírito é amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.”

1 Tessalonicenses 5:19-22 – “Não extingais o Espírito; não desprezeis as profecias; provai todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de toda a aparência do mal.”

1 João 4:13 – “Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele em nós, pelo Espírito que nos deu.”

Atos 2:38 – “Pedro respondeu: ‘Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.'”

Atos 4:31 – “E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.”

Atos 13:2 – “Enquanto ministravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: ‘Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.'”

Romanos 8:14 – “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.”

1 Coríntios 2:10-11 – “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. Pois qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.”

1 Coríntios 6:19-20 – “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”

Gálatas 4:6 – “E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!”

Efésios 1:13-14 – “Nele, quando ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e nele também crendo, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.”

Efésios 5:18 – “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.”

1 Tessalonicenses 1:5 – “Porque o nosso evangelho não chegou até vós somente em palavras, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis que tipo de homens temos sido por vossa causa.”

Tito 3:5-6 – “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.”

Se gostou destes versículos sobre o Espírito Santo, então veja também:

Sobre o Autor

Andre Lourenco
Andre Lourenco

Bacharel em Teologia e tecnólogo em Gestão da Qualidade, André possui mais de 15 anos de experiência na pregação. Autor de cursos de homilética e hermenêutica, também leciona na EBD.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.