5 Lições que aprendemos com Moisés

1. Abrace o seu chamado

Moisés inicialmente hesitou em aceitar a tarefa que Deus designou de liderar os israelenses para fora da escravidão no Egito. Suas hesitações, expressas em palavras como “mas” e “e se”, refletem dúvidas e preocupações naturais que muitas vezes enfrentamos quando confrontados com desafios aparentemente impossíveis.

2. É preciso manter a fé

Quando os israelitas, liderados por Moisés, encontraram-se naquela situação terrivelmente difícil, que para os olhos humanos não tinha solução. Estando com o Mar Vermelho em sua frente e o exército inimigo vindo atrás. Parecia que não havia saída, e o desespero só crescia entre o povo.

3. Não perca a humildade

Bem sabemos que Moisés, começou sua jornada de liderança com um ato impulsivo de violência, matando um egípcio que estava maltratando um israelita. Isso o levou a fugir do Egito e passar 40 anos no deserto antes de ser chamado por Deus para liderar os israelitas à liberdade.

4. Não tente fazer tudo sozinho

Em exôdo 18:13-26 vemos que Moisés estava sobrecarregado com a tarefa de julgar todas as disputas e questões do povo de Israel. Ele era o único juiz e líder responsável por tomar decisões para um grande número de pessoas.

5. Busque saber qual é a vontade de Deus

A lição que podemos aprender com Moisés, é a importância de buscar a vontade de Deus independentemente de quais forem as circunstâncias, sejam elas boas ou ruins.

Conclusão da história de Moisés

Para concluirmos, Moisés representa o termo da liderança de um dos maiores líderes e profetas da história bíblica. Embora ele não tenha entrado na Terra Prometida com seu povo, sua contribuição na formação da fé e das leis do povo de Israel é fundamental e seu legado perdura através das Escrituras até os dias de hoje. Que este estudo bíblico sobre Moisés, possa nos ajudar a acreditar e desenvolver nosso chamado, mesmo que enfrentemos desafios e provações, que nossa fé seja maior.