Daniel 1: 8 Lições de Fidelidade e Recompensa

O capítulo 1 de Daniel está cheio de lições sobre fidelidade, compromisso com Deus e recompensas. Se você deseja aprender com Daniel e seus amigos sobre se destacar e fazer a diferença em meio a corrupção, esse estudo é para você.

Vem comigo mergulhar nas revelações bíblicas e ao exemplo de Daniel buscar uma vida de propósito e compromisso com o Todo Poderoso.

1. Daniel não deixou as circunstâncias lhe abater

¹ No ano terceiro do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei de babilônia, a Jerusalém, e a sitiou.
² E o Senhor entregou nas suas mãos a Jeoiaquim, rei de Judá, e uma parte dos utensílios da casa de Deus, e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e pôs os utensílios na casa do tesouro do seu deus.

Daniel 1:1,2

Daniel estava entre esses cativos levados para a Babilônia, no entanto, a Bíblia não mostra em nenhum momento que ele entrou em depressão. Ao invés disso, Daniel vai se destacar entre os cativos e transformar o cenário.

Ou seja, Daniel poderia viver uma vida triste, reclamando de tudo, culpando a todos, mas ele resolve transformar a amargura em alegria.

2. Daniel se destaca entre os demais

³ E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes,
⁴ Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus.
⁵ E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei.
⁶ E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias;

Daniel 1:3-6

Entre os cativos haviam muitos jovens e Daniel se destaca pelas suas qualidades. Ele e seus amigos, Hananias, Misael e Azarias, foram escolhidos para funções importantes.

Mudaram o nome de Daniel mas não sua essência

3. Mudaram o nome de Daniel, mas não sua essência

⁷ E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego.

Daniel 1:7

Embora quiseram mergulhar Daniel e seus amigos na cultura da Babilônia trocando até mesmo os nomes dos jovens, podemos ver que eles mantiveram sua essência.

Não foi fácil manter a fidelidade a Deus em uma cultura totalmente corrompida com costumes contrários os princípios bíblicos, no entanto, Daniel e seus amigos mostraram que é possível.

Aprendemos aqui que as circunstâncias externas não podem mudar nossa essência. Ou seja, mesmo vivendo em um mundo corrompido, podemos permanecer fiéis em nossa identidade espiritual. Até porque, estamos no mundo, mas não somos deste mundo.

4. Daniel decide não se contaminar

⁸ E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.

Daniel 1:8

Daniel fez um propósito de ser diferente. Ele mostrou compromisso com Deus independentemente das circunstâncias.

O que eu acho lindo é que, a Bíblia não diz que Deus obrigou Daniel a fazer esse propósito. Ele fez por livre e espontânea vontade.

Tem coisas que Deus pede para nós, mas tem coisas que Deus espera de nós. Ou seja, algumas coisas Deus deixa para nossa escolha.

Daniel percebeu uma oportunidade de se destacar ainda mais e agradar ao Senhor fazendo algo que traria muitas bençãos sobre ele.

Deus deu graça e misericórdia a Daniel

5. Deus deu graça e misericórdia a Daniel

⁹ Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.

Daniel 1:9

Embora Daniel tivesse feito um propósito para agradar a Deus, não seria fácil colocar em prática. Pois, eles estavam subordinados aos babilônios e trocar a comida poderia de Daniel poderia custar caro para os responsáveis pela alimentação.

Para cumprir seu propósito de não se alimentar da mesa do rei, Daniel precisava de uma aval do chefe dos eunucos, pois, este estava sobre ordem. Assim diz a Bíblia:

¹⁰ E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois por que veria ele os vossos rostos mais tristes do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim porias em perigo a minha cabeça para com o rei.

Daniel 1:10

No entanto, devido a fé e seu desejo sincero de agradar a Deus, o Senhor vai mudar o coração do chefe dos eunucos por causa de Daniel.

Deus faz com que o coração do chefe fosse bondoso para com Daniel e liberasse cumprir seu propósito.

6. Deus dá estratégias para Daniel

¹¹ Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:
¹² Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber.
¹³ Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos.
¹⁴ E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias.

Daniel 1:11-14

Para mostrar que o plano de Daniel não prejudicaria o encarregado dos jovens, Daniel foi estratégico em propor um teste. Daniel e seus amigos se alimentariam diferentes dos demais que comeriam da mesa do rei. E então, após dez dias, fariam uma comparação para ver o resultado.

Que estratégia do céu! Veja o que a Bíblia diz como aconteceu:

¹⁵ Passados os dez dias eles pareciam mais saudáveis e mais fortes do que todos os jovens que comiam a comida da mesa do rei.
¹⁶ Assim o encarregado tirou a comida especial e o vinho que haviam sido designados e em lugar disso lhes dava vegetais.

Daniel 1:15,16

Fisicamente, Daniel e seus amigos estavam melhores que os demais jovens que se alimentavam dos manjares do rei. É claro, não só fisicamente, mas também espiritualmente, como servos de Deus.

7. Deus deu a Daniel um dom extraordinário

¹⁷ A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos.

Daniel 1:17

Não só a Daniel, mas também seus três amigos receberam dons de Deus. Deus deu sabedoria e inteligência em todas as letras, e sabedoria. E a Daniel, Deus deu um dom de interpretar todo tipo de visão e sonhos.

Que ensinamento poderoso! O propósito de Daniel já estava sendo respondido por Deus. O sacrifício dos jovens teve recompensa.

Vale apena pagar o preço se separando para Deus. A recompensa é certa. Além disso, com Deus ninguém perde.

8. Se destacando entre os destaques

¹⁸ E ao fim dos dias, em que o rei tinha falado que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de Nabucodonosor.
¹⁹ E o rei falou com eles; entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei.
²⁰ E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino.

Daniel 1:18-20

Lembra que mencionei no início que Daniel e seus amigos estavam entre um grupos de jovens cheios de qualidades. Agora, eles se destacam ainda mais entre esses escolhidos sobre todos os assuntos nos quais se exigia sabedoria e conhecimento.

Isso é colher o que plantou. Ou seja, Daniel e seus amigos estavam colhendo frutos de sua fidelidade e compromisso com Deus.

Leitura adicional:

Sobre o Autor

Andre Lourenco
Andre Lourenco

Bacharel em Teologia e tecnólogo em Gestão da Qualidade, André possui mais de 15 anos de experiência na pregação. Autor de cursos de homilética e hermenêutica, também leciona na EBD.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.