História de Lia na Bíblia: 4 Lições da esposa rejeitada de Jacó

Quando começamos a ler a Bíblia Sagrada, encontramos todo tipo de história. Claro que há algumas que podemos até dizer que parecem “novelas” bíblicas, como é o caso da história de Lia, a primeira esposa de Jacó. Uma mulher desprovida de beleza física, rejeitada pelo seu marido, mas amada e abençoada por Deus.

A seguir neste estudo bíblico vamos conhecer a história e aprender as mais profundas lições com Lia, a primeira esposa de Jacó.

História de Lia, a esposa rejeitada

A história de Lia se inicia de uma forma muito triste, pois foi através de um subterfúgio que ela se tornou a primeira esposa de Jacó. Apesar de alguns historiadores pensar que Lia aceitou participar da fraude, ela foi uma filha muito obediente.

Quando Jacó fugiu de casa para escapar da ira de seu irmão Esaú, ele chegou à terra de Harã, onde foi morar com seu tio Labão, cujo tinha duas filhas: Lia e Raquel.

Jacó se apaixonou à primeira vista por Raquel, a filha mais nova de Labão. Ele concordou em trabalhar sete anos para Labão em troca da mão de Raquel. No entanto, Labão enganou Jacó e deu-lhe Lia como esposa na noite de núpcias.

Jacó, ao descobrir a troca, ficou furioso com Labão, mas Labão justificou isso com as tradições locais, afirmando que a filha mais nova não deveria casar-se antes da mais velha. Jacó então aceitou o desafio de trabalhar mais sete anos para poder casar-se também com Raquel. Isso resultou em uma tensa rivalidade entre Lia e Raquel, já que Jacó amava mais Raquel, enquanto Lia era menos favorecida.

Apesar de ser menos amada, Deus abençoou Lia com muitos filhos. Ela deu à luz Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom e Diná, a única filha mulher de Jacó. Cada nascimento foi marcado por sentimentos mistos de tristeza, alegria e esperança.

Contudo, ao dar a luz seu quarto filho, Lia expressou sua gratidão a Deus ficando marcado em sua história, pois ela lhe deu o nome de Judá que significa “Esta vez, eu louvarei ao Senhor”. Isso reflete uma transformação em sua perspectiva, encontrando alegria e satisfação em Deus, independentemente das circunstâncias desafiadoras de seu casamento.

4 Lições de Lia, a esposa rejeitada de Jacó

lições de Lia

Embora a bíblia sagrada não nos dê muitos detalhes sobre a história de Lia, as poucas informações que temos nos ensinam grandes lições. Sendo assim, vamos conhecer e aprendermos as principais lições da vida e da história da primeira esposa de Jacó.

1. Apesar de rejeitada, Deus a tornou fértil

Lia é descrita na história bíblica como tendo os olhos fracos ou baços (Gênesis 29:17). Isso pode ser uma alusão a uma deficiência na sua visão, ou mesmo indicando que sua aparência física não era atraente. Contudo, mesmo vivendo sob comparação com a beleza incomum de sua irmã Raquel, Lia não estava oculta do olhar de Deus.

Esta jovem podia ser desprovida de beleza física, mas Deus, em Sua onisciência, permitiu que ela fosse uma mulher fértil, sendo mãe de muitos filhos. Ao contrário de sua irmã, que possuía uma beleza exterior invejável, tinha sua madre fechada.

A lição que aprendemos aqui é que Deus sempre usará meios para nos abençoar. Talvez Deus não mudará a situação da maneira como pedimos ou como nosso coração almeja; contudo, Ele tem suas maneiras de agir e trabalhar a nosso favor.

2. O desprezado e rejeitado, nas mãos de Deus se torna alguém importante

Mesmo não sendo amada, rejeitada e desprezada, Lia tornou-se uma matriarca. Veja como Deus age na história daqueles que se entregam a Ele de coração. Ela poderia não ter o amor de seu esposo, mas era amada e lembrada por Deus, sendo escolhida para desempenhar um papel no nascimento do Salvador, Jesus Cristo.

Lia é lembrada no livro de Rute 5:11, também como a edificadora da casa de Israel.

Que possamos aprender essa tão valiosa lição com Lia, que mesmo desprezada e rejeitada, tornou-se alguém importante para a história da humanidade. Devemos sempre ter guardado em nossos corações que Deus não vê como o homem vê.

Ele vai além das aparências e circunstâncias quando decide honrar alguém. O que devemos aprender é adorá-lo em todo tempo, pois em todo tempo Deus é bom.

3. Seja grato por tudo que Deus lhe deu

Lia era uma mulher que iniciou sua história vendo apenas o que não tinha em seu casamento, sentindo-se infeliz. No entanto, ao longo da caminhada, ela decidiu mudar seu coração e começou a louvar ao seu Deus. Quando deu à luz seu quarto filho, chamou-o de Judá, que significa: “Desta vez louvarei ao Senhor.”

Eu sei que é mais fácil olharmos para o que ainda não possuímos ou para as circunstâncias desfavoráveis ao nosso redor. Mas, ao estudarmos a história de Lia, aprendemos que, ao voltarmos nosso coração para louvar ao Senhor em forma de gratidão, Deus honra nossa fé. A gratidão abre portas que nem imaginávamos existir.

O filho de Lia entrou para a linhagem messiânica; o “Leão da Tribo de Judá”, Jesus, o Messias, é descendente de seu filho Judá, e a linhagem de sacerdotes descende de seu filho Levi.

Que lição maravilhosa, não é mesmo?

lições de Lia

4. Deus tem um final lindo para sua história

A história de Lia iniciou da forma mais triste e desprezível possível. A dor da humilhação, rejeição e desprezo é algo que feriu profundamente o seu coração. Porém, quando chegamos ao final do livro de Gênesis, no capítulo 49: 29-33, vamos ver que Deus a honrou ao ser sepultada juntamente com Abraão e Sara, Jacó e Rebeca.

Essa lição que aprendemos com Lia nos mostra que, apesar de não ser a esposa amada, favorita e nem mesmo dotada de beleza física como sua irmã Raquel, Deus contemplava o seu coração, que era voltado para Ele, concedendo-lhe grande honra na sua morte.

Acredite, meu querido(a) leitor(a), o início da sua história pode ter sido marcado por muitas tristezas e angústias, tendo que trilhar pelo caminho das pedras. No entanto, quero que você aprenda essa lição com Lia: o início não determina o fim.

A última palavra vem de Deus, mesmo que o homem diga não ou que todas as circunstâncias sejam desfavoráveis.

Deus é o Deus que surpreende.

Se você gostou destas 4 lições da história de Lia, continue lendo aqui:

Sobre o Autor

Indiara Lourenço
Indiara Lourenço

Indiara possui mais de 20 anos de experiência ensinando e pregando. Já atuou em vários ministérios como: infantil, feminino e jovens. Estudante de teologia, também ministra aulas na EBD.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.