6 Lições do louvor de Paulo e Silas na Prisão

Lições do louvor de Paulo e Silas

Quando olhamos para o livro dos Atos dos Apóstolos, encontramos a história de Paulo e Silas presos com os pés no tronco, pelo simples fato de terem orado e expulsado o Espírito maligno de uma jovem adivinhadora.

Essa revolta aconteceu porque essa jovem dava lucro aos seus senhores, e logo após Paulo e Silas repreenderam aquele espírito de adivinhação, a jovem foi liberta e não podia mais adivinhar coisa alguma.

Então eles foram levados para o cárcere interior, tiveram seus pés presos no tronco, contudo, a Bíblia Sagrada nos mesmo nesta condição eles oravam e cantavam.

Quão extraordinário é imaginar a chama que queimava em vossos corações naquele momento, mesmo presos injustamente entoaram o melhor louvor de suas vidas, nos ensinando as mais valiosas lições de fé e salvação.

Sendo assim, vamos ver as lições que podemos aprender com o louvor de Paulo e Silas quando estavam presos.

1. A prisão não cala a voz de um adorador

“E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.” (Atos 16:25)

Um verdadeiro adorador não se limita a tempo e espaço geográfico, independente de onde esteja ele adora ao Senhor. Ao invés de murmurar, reclamar e maldizer, devemos aprender com Paulo e Silas a adorar, enquanto nós adoramos, o próprio Deus se levanta para trabalhar em nosso favor.

2. O louvor abre as portas das prisões

“E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.” (Atos 16:26)

O louvor de um verdadeiro adorador, que adora em Espírito e em verdade, tem o poder de quebrar os grilhões, abrir portas de prisões e derrubar as algemas.

Seja qual for a situação que esteja te aprisionando, o louvor é uma arma poderosa, então abra a sua boca e adore ao único que é digno de toda a nossa adoração. Assim, como Ele agiu através do louvor de Paulo e Silas, Ele agirá em teu favor.

3. O louvor liberta

“E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.” (Atos 16:27-28)

O carcereiro estava dormindo e após o louvor ele despertou e conseguiu enxergar as portas da prisão aberta. Quantos que estão a nossa volta dormindo espiritualmente, sem esperança de vida, pensando que tirar a sua própria vida será a solução?

Pois bem, através desta poderosa lição de Paulo e Silas, aprendemos que o louvor tem o poder de libertar, despertar e abrir os olhos espirituais. Para que todos possam contemplar o grande milagre, vindo da parte do Senhor Deus.

4. O louvor trás luz para o perdido

“E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.” (Atos 16:29)

O carcereiro estava perdido na escuridão, mas após o louvor de Paulo e Silas ele sentiu a necessidade de ver a luz. Logo após essa luz ter rompido com a escuridão, ele se prostou em sinal de reconhecimento e humilhação, reconhecendo que todo poder emana de Deus.

5. O louvor abre portas para que a Palavra seja anunciada

“E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa.” (Atos 16:30-32)

Que interessante é essa lição, pois logo após Paulo e Silas terem entoado o louvor e todo aquele reboliço ter acontecido na prisão, houve uma curiosidade da parte do carcereiro sobre a salvação. Os apóstolos sem perder a oportunidade, começaram a pregar as boas novas de salvação, para ele e toda a sua família.

Saiba que o poder do louvor abre as portas para o evangelho, talvez você não encontra meios para falar do amor de Jesus para alguém, mas através de um hino entoado, o Espírito Santo começará uma grande obra de salvação.

6. O louvor Salva

“E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa.” (Atos 16:33-34)

O louvor de Paulo e Silas trouxe salvação para o carcereiro e toda a sua família. Aquele que outrora estava dormindo, sem luz, sem esperança de vida eterna. Agora tem sua vida transformada, sua alma liberta, e com a certeza de vida eterna.

Portanto, sempre que tiver oportunidade adore ao Senhor. O louvor rompe as cadeias e trás salvação para o perdido.

Se você gostou destas lições do louvor de Paulo e Silas, veja também:

Sobre o Autor

Indiara Lourenço
Indiara Lourenço

Indiara possui mais de 20 anos de experiência ensinando e pregando. Já atuou em vários ministérios como: infantil, feminino e jovens. Estudante de teologia, também ministra aulas na EBD.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.