7 exemplos de jovens na Bíblia que nos ensinam lições

Na Bíblia encontramos jovens que fizeram a diferença dando bom testemunho de fé em Deus. É lindo ver como um jovem escolheu consagrar sua vida a Deus e fazer Sua vontade.

Apesar de encontramos muitos jovens que deram exemplo, selecionei aqui 7 personagens que podemos extrair lições de sua juventude.

1. Davi

O que eu acho lindo em Davi é que ele era um jovem esforçado. Apesar das lutas que enfrentava, não desanimava, mas confiava na ajuda de Deus.

Na sua juventude, ele cuidava bem das ovelhas do pai. Veja o que ele mesmo relata sobre como protegia as ovelhas:

³⁴ Davi, entretanto, disse a Saul: “Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho,
³⁵ eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo.

1 Samuel 17:34,35

Num certo dia, o profeta Samuel visita a casa da família de Davi, mas o moço não estava presente. Como Deus tinha um plano na vida de Davi, logo o profeta ordenou que chamasse o jovem. Quando Davi chega, Deus ordena a Samuel para ungi-lo na presença de seus irmãos.

Embora ungido para ser rei, Davi continua sua vida normalmente cuidando das ovelhas do pai. É claro, agora o Espírito Santo havia se apoderado do jovem.

E quando seu pais pede para Davi ir até onde os irmãos estavam na guerra, o jovem não questiona, mas obedece.

Ao chegar na batalha, Davi vê um gigante desafiando o povo de Deus. Então, ele oferece para lutar contra Golias. Mesmo sendo desprezado por seus irmãos e pelo rei Saul por causa de sua aparência, Davi não desiste e enfrenta o gigante.

Davi, o jovem pastor que se tornou rei, nos ensina sobre a coragem diante dos gigantes da vida. Aprendemos com ele sobre a importância de enfrentarmos nossos próprios desafios com coragem e confiança no Senhor.

2. José

Quem nunca ouviu uma pregação sobre José, o sonhador que ganhou uma túnica colorida do pai e foi invejado por seus irmãos.

Na juventude, José não perde a fé em Deus apesar de suas aflições. Por exemplo, quando a mulher de Potifar tenta seduzir o jovem, ele foge dela.

A história de José, vendido como escravo pelos próprios irmãos, destaca a importância da integridade e da perseverança diante das adversidades.

Da escravidão à liderança no Egito, sua vida ilustra que, mesmo em tempos difíceis, Deus recompensa a fidelidade.

3. Daniel

jovem consagra a vida a Deus

“Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles.”

Daniel 1:8

Este é um versículo que resume a escolha de Daniel em servir a Deus fielmente. Em outra tradução diz que ele propôs em seu coração não se contaminar.

Daniel, um jovem cativo em Babilônia, mostrou firmeza na fé ao se recusar a comprometer seus princípios.

Será que valeu a pena para ele tudo isso? Sim, valeu! A Bíblia diz que Daniel recebeu de Deus sabedoria para interpretar todo tipo de visões e sonhos (Daniel 1:17).

A história deste jovem nos ensina a permanecer fiéis a Deus, mesmo quando confrontados com pressões culturais e desafios.

4. Maria

“Respondeu Maria: Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra. Então o anjo a deixou.”

Lucas 1:38

Não devemos adora a Maria, pois, assim como nós ela é apenas serva do Senhor. É claro, escolhida para uma missão muito especial.

Na sua juventude, ela aceitou os planos de Deus para sua vida respondendo um sim. Mesmo que parecesse impossível aos olhos humanos, a jovem se entregou a Vontade de Deus.

Que lição poderosa! Maria ainda jovem dá exemplo de obediência e a humildade. Sua disposição em servir nos ensina sobre a importância de submeter nossos planos aos planos divinos, mesmo quando não entendemos completamente.

5. Timóteo

Neto e filho de crente, Timóteo ainda jovem se destaca como obreiro fiel e companheiro de Paulo em muitas ocasiões.

Timóteo poderia escolher aproveitar sua juventude fazendo suas próprias vontades, mas ao invés disso, o jovem consagra a vida a Deus.

Timóteo, discípulo de Paulo, recebeu responsabilidades consideráveis na igreja apesar de sua pouca idade.

Sua história ensina sobre a capacidade dos jovens de serem bons líderes quando estão dispostos a aprender e a crescer.

6. Samuel

Gerado no altar como resposta da oração de Ana, a vida de Samuel realmente nos ensina muito, desde sua mocidade.

Samuel foi consagrado a Deus desde a infância e se tornou um grande profeta. Ainda jovem ele aprendeu a ouvir a voz do Senhor.

“Então veio o Senhor, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.”

1 Samuel 3:10

Aprendemos aqui que servir a Deus na juventude resulta em bençãos futuras maravilhosas. O ministério de Samuel impactou muitas vidas positivamente.

7. Serva de Naamã

jovem com bíblia na mão

Uma moça jovem escolhe viver a vida como uma verdadeira serva de Deus. Ao invés de reclamar e sentir vítima, ela se torna uma “chave” que abriria uma grande “porta” para a salvação de Naamã.

Embora a Bíblia não relate seu nome, a serva de Naamã é um exemplo que podemos ser instrumentos de Deus onde Ele nos colocar.

A moça testemunhou de um Deus vivo e poderoso capaz de curar a lepra do seu patrão, Naamã.

Sua disposição em ajudar Naamã, apesar das circunstâncias, ensina que podemos ser instrumentos de compaixão, independentemente da nossa idade.

E então, me diz com qual destes jovens da Bíblia você se identificou? Qual história mais te motiva?

Sobre o Autor

Andre Lourenco
Andre Lourenco

Bacharel em Teologia e tecnólogo em Gestão da Qualidade, André possui mais de 15 anos de experiência na pregação. Autor de cursos de homilética e hermenêutica, também leciona na EBD.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.