Levante-se e ande – Devocional diário

Versículo do dia: João 5:6-8

“Jesus lhe perguntou: ‘Você quer ser curado?’ Disse o paralítico: ‘Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim’. Então Jesus lhe disse: ‘Levante-se! Pegue a sua maca e ande’.”

Devocional: Levante-se e ande

Imagine a cena: um homem paralítico sentado há 38 anos à beira do tanque de Betesda, preso em sua condição, cheio de dor e frustração. Quando Jesus lhe pergunta se ele quer ser curado, a resposta do homem revela sua angústia e desespero. Ele se sente abandonado, sem ninguém para ajudá-lo quando o tanque é agitado. Sua resposta é um reflexo da vitimização e da sensação de estar sozinho em sua luta.

No entanto, a resposta de Jesus é um convite para a transformação. Ele não entra na narrativa de vitimização do homem. Em vez disso, Ele diz com autoridade: “Levante-se, pegue a sua maca e ande”. Essas palavras não apenas trazem cura física, mas também restauração emocional e espiritual.

Ao pedir ao homem que pegasse sua maca e andasse, Jesus estava convidando-o a testemunhar sua cura e compartilhar sua história de transformação. A maca se tornaria apenas um lembrete do poder de Jesus e uma oportunidade para o homem proclamar a grandeza de Deus.

Contudo, hoje eu te convido a refletir sobre sua própria vida. Em que áreas você se sente paralisado? Onde você tem permitido que a vitimização e o desespero o impeçam de avançar? Saiba que Jesus está lhe estendendo a mão, convidando-o a levantar-se e caminhar em direção à cura e à plenitude que Ele oferece.

Responda ao convite de Jesus com uma atitude de fé e coragem. Vamos pegar nossa “maca”, nossas experiências passadas e presentes, e usá-las como testemunho do poder transformador de Cristo em nossas vidas. Enfim, que nossas histórias se tornem instrumentos de esperança e encorajamento para aqueles que estão ao nosso redor.

Vamos orar?

Querido Jesus, obrigado por nos convidar a levantar-nos e andar em Tua direção. Perdoa-nos por vezes nos entregarmos à vitimização e ao desespero. Capacita-nos a confiar em Ti e a responder ao Teu chamado com fé e coragem. Ajuda-nos também a pegar nossa “maca” e a caminhar em direção à cura e à plenitude que só Tu podes oferecer. Que nossas vidas sejam testemunho do Teu poder transformador. Em Teu nome precioso, oramos. Amém.

Se gostou deste devocional diárioentão veja outros temas:

Sobre o Autor

Indiara Lourenço
Indiara Lourenço

Indiara possui mais de 20 anos de experiência ensinando e pregando. Já atuou em vários ministérios como: infantil, feminino e jovens. Estudante de teologia, também ministra aulas na EBD.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.