5 Lições da Primeira Multiplicação dos Pães
Sabemos que nenhum outro milagre realizado por Jesus foi testemunhado por tantas pessoas como o da multiplicação dos pães na Galiléia. O fato de este ser o único milagre relatado nos quatro evangelhos, atesta a sua importância e o impacto causado na vida e na fé dos discípulos.
Por acaso você já teve a curiosidade de saber quantos pães foi produzido por Jesus naquele dia? Será que é possível fazer um cálculo aproximado?
Devemos levar em consideração que havia quase cinco mil homens presentes, sem contar mulheres e crianças. O texto original indica isto, pois a palavra “andres” indica pessoas do sexo masculino. Este número poderia facilmente chegar então a dez mil pessoas.
Precisamos considerar também que, depois de comer, todos sairam dali saciados, mesmo que todos tivessem sentido muita fome, pois haviam passado o dia inteiro com Jesus e a noite já estava se aproximando.
Se cada pessoa comesse apenas duzentos e cinquenta gramas de pão, Jesus teria produzido duas toneladas e meia só de pão, fora os peixes.
Este milagre calou todos aqueles que duvidaram da origem divina de Jesus, pois não podiam explicá-lo.
Por meio deste milagre Jesus estava procurando ensinar aos Seus seguidores algumas lições espirituais importantes.
Essas são as 5 lições que aprendemos com Jesus na multiplicação dos pães e peixes
1. Deus tem o poder suprir todas as nossas necessidades
“Filipe lhe respondeu: “Duzentos denários não comprariam pão suficiente para que cada um recebesse um pedaço!” Outro discípulo, André, irmão de Simão Pedro, tomou a palavra: “Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas o que é isto para tanta gente?’ ” (João 6:7-9)
A primeira lição que aprendemos aqui é que Jesus conhece e pode suprir todas as nossas necessidades. Neste episódio, Ele queria chamar atenção para o fato de que é pelo poder de Deus que todas as necessidades humanas são supridas.
2. Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos
“Disse Jesus: “Mandem o povo assentar-se”. Havia muita grama naquele lugar, e todos se assentaram. Eram cerca de cinco mil homens. Então Jesus tomou os pães, deu graças e os repartiu entre os que estavam assentados, tanto quanto queriam.” ( João 6:10-11)
Assim como a palavra do Senhor nos diz em Efésios 3:20: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos.” Ele pode operar além da nossa imaginação. Por isso, nunca duvide do que Deus pode operar.
3. Nenhuma benção recebida de Deus deve ser desperdiçada
“Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: “Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado”.” (João 6:12)
A terceira lição que aprendemos com essa história descrita em João 6:1-15, é que nenhuma benção recebida das mãos do senhor deve ser disperdiçada. Pois, o próprio Jesus mandou que os discípulos recolhessem tudo o que havia sobrado.
4. Deus conta com nosso trabalho diligente
“Então eles os ajuntaram e encheram doze cestos com os pedaços dos cinco pães de cevada deixados por aqueles que tinham comido.” (João 6:13)
Deus conta com nosso trabalho para que suas bençãos sejam dispensadas aos necessitados. Assim, como os discípulos estiveram em cooperação com Jesus, para que o milagre pudesse ser completo. Devemos estar dispostos para atender ao chamado de Deus.
5. Jesus é o “pão da vida”
“Depois de ver o sinal miraculoso que Jesus tinha realizado, o povo começou a dizer: ‘Sem dúvida este é o Profeta que devia vir ao mundo’.” (João 6:14)
A última lição que aprendemos com a multiplicação de pães e peixes é que Jesus é o pão da vida, aquele sacia a fome do faminto, a sede do sedento. O único capaz de saciar qualquer alma faminta por sustento espiritual.
Se você gostou destas lições da multiplicação de pães, continue lendo aqui:
- Homem Valoroso: 8 Versículos Bíblicos sobre masculinidade
- 10 Versículos sobre a importância de colocar Deus como Prioridade em nossas vidas
- 13 Salmos de Bençãos sobre Filhos: Fonte de Inspiração e Proteção para os Seus Amados
- Estudo sobre Timóteo: 5 Lições da história do cooperador do Apóstolo Paulo
- Os Dez Mandamentos e Sua Aplicação no Mundo Moderno
Sobre o Autor
0 Comentários