5 Lições do Cego Bartimeu

lições do cego bartimeu

A história de Bartimeu, o cego de Jericó, é encontrada no livro de Lucas 18:35-43, onde nos diz que Jesus estava chegando à cidade de Jericó e ali estava ele, um pobre cego mendigando à beira do caminho.

Era para ser mais um dia qualquer na vida daquele cego, mais um dia à beira do caminho, sem enxergar a luz do dia, dependendo que alguém lhe desse uma esmola, um prato de comida ou umas moedinhas. Porém, esse dia qualquer se transformou no dia mais especial de sua vida.

O cego Bartimeu começou a ouvir muitos passos vindos em sua direção, algo não era normal, não era comum uma multidão passar por ali. Então, ele resolveu perguntar o que era aquilo, quem estava passando, e quando Bartimeu ouviu dizer que era Jesus, o Nazareno, uma fé saltou de dentro de si e ele entendeu que aquele dia seria o dia do seu milagre.

Apesar de ser um cego, Bartimeu teve algumas atitudes que nos chamam a atenção, nos deixando um grande ensinamento de fé e humildade, as quais quero compartilhar com você, aqui neste estudo as cinco lições que aprendemos com a história do cego Bartimeu na Bíblia.

1. Bartimeu era um pobre cego antes de encontrar Jesus

“Ora, quando ele ia chegando a Jericó, estava um cego sentado junto do caminho, mendigando.” (Lucas 18:35)

O cego Bartimeu era um pobre homem que não tinha visão, assentado a beira do caminho, mendigando pedia por esmolas. Sem esperança, sem perspectiva de vida, sem visão para o futuro, simplesmente, vivendo com o que alguém lhe dava.

A primeira lição que aprendemos com a história do cego Bartimeu é que a nossa condição física não impede de Jesus se aproximar. Talvez você está cego espiritualmente, sem esperança, não consegue enxergar uma luz no fim do túnel, Jesus te diz: Eu estou chegando pra mudar o rumo da sua situação.

2. Bartimeu teve atitude

“E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava. Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim.” (Lucas 18:36-38)

O cego Bartimeu teve algumas atitudes de fé e humildade ao perceber que era Jesus quem estava passando por ali. Sua primeira atitude foi clamar com muita fé. A segunda foi reconhecer que Jesus era o Filho de Davi, o messias prometido. E a terceira foi se humilhar, pedindo por misericórdia.

Jesus não resiste a um coração que reconhece o Seu senhorio e que, com muita fé, clama humildemente por misericórdia.

Essas atitudes de Bartimeu levaram a alcançar seu milagre. Da mesma maneira, aprenda hoje essas lições preciosa do cego Bartimeu e, com um coração quebrantado e cheio de fé, clame por misericórdia. Certamente o Filho de Davi irá te ouvir e atender ao seu clamor.

3. O cego Bartimeu não permitiu que a multidão lhe calasse

“E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (Lucas 18:39)

O cego Bartimeu teve que enfrentar uma multidão de pessoas religiosas que seguiam a Jesus, ordenando ele que se calasse. Contudo, a bíblia nos diz que ao invés de ficar quieto, Bartimeu clamava ainda mais alto. Era a sua change, Jesus estava passando.

Eu não sei qual a multidão que quer te calar, não sei qual multidão quer silenciar a tua voz, matar a tua fé, mas o cego Bartimeu nos ensina aqui uma lição, quanto mais a multidão te repreende, tenta te silenciar, clame mais alto. Não permita que as vozes ao redor, afastem você do teu milagre.

Clame, continue clamando, persista em clamar ainda mais alto, só você sabe o quanto está sendo difícil, quão doido está sendo enfrentar essa situação. Aprenda com o cego Bartimeu e o Senhor, filho de Davi te ouvirá.

4. Jesus mandou trazer o cego Bartimeu

“Parou, pois, Jesus, e mandou que lho trouxessem. Tendo ele chegado, perguntou-lhe: Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja.” (Lucas 18:40-41)

Jesus, ouvindo o clamor daquele pobre mendingo cego, ordenou que ajudassem ele a chegar mais perto. Quando o cego Bartimeu se aproxima de Jesus, ele tinha convicção do seu problema e quando Jesus lhe pergunta o que ele estava precisando, na mesma hora o cego pediu para enxergar.

Da mesma maneira Jesus te chama hoje, e pergunta: O que queres que te faça?

Aprendemos aqui nesta lição do cego de Jerico, que é necessário nós abrirmos a nossa boca e confessar para o Senhor as nossas misérias.

Pois quando se aproximamos de Jesus, e lhe contamos tudo, nossa vida em um instante é transformada. Não importa nosso estado de saúde, finanças, família, ministério, quando Jesus nos chama, todo o quadro da nossa história é restaurado.

5. A fé de Bartimeu rompeu com a cegueira e lhe trouxe salvação

“Disse-lhe Jesus: Vê; a tua fé te salvou. Imediatamente recuperou a vista, e o foi seguindo, gloficando a Deus. E todo o povo, vendo isso, dava louvores a Deus.” (Lucas 18:42-43)

A fé de Bartimeu não somente restaurou a sua visão, levando-o a enxergar, mas também o salvou.

Com a história de Bartimeu aprendemos que ao nos encontramos com Jesus, nossa vida nunca mais é a mesma. O cego de Jericó, outrora ficava mendigando a beira do caminho, mas depois de se encontrar com Jesus, se levantou e glorificando a Deus, tornou-se um seguidor de Jesus Cristo.

Não importa quão impossível esteja a sua situação, quando se tem fé, barreiras são quebradas e o milagre é completo.

Se você gostou das 5 lições do cego Bartimeu, então veja também:

Os 4 passos de Bartimeu para a cura espiritual

Sobre o Autor

Indiara Lourenço
Indiara Lourenço

Indiara possui mais de 20 anos de experiência ensinando e pregando. Já atuou em vários ministérios como: infantil, feminino e jovens. Estudante de teologia, também ministra aulas na EBD.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.