Sermão Jesus cura Bartimeu

Sermão: Jesus cura Bartimeu

Introdução

A cegueira foi prevalente por infecção ao nascimento na época do TN. Deve ter havido milhares em toda a Judéia. Por que Bartimeu foi escolhido para receber sua cura? Acredito que houve quatro razões. [Um sermão do Dr. Arnold Lastinger. Usado com permissão]

Leia Marcos 10:46-52

1. Fonte certa e direto à Fonte

A. Ele sabia que Cristo tinha a chave para a cura. Onde mais ele poderia ter tentado? Médicos? charlatães? Feiticeiros? Nenhum foi capaz de ajudar.

B. Quantas vezes corremos para outro lugar para encontrar o que precisamos, mas sem sucesso. A Palavra de Deus diz: “ Chame os presbíteros da igreja. ” Talvez, como último recurso, ele tenha ido a Jesus.

C. Não importa onde mais procuramos, desde que cheguemos a Jesus antes que seja tarde demais.

2. Ele ignorou as opiniões de outros s

A. A multidão tentou intimidá-lo. Imagine os gritos da multidão: “Não se faça de bobo”. “Essa coisa religiosa é para pessoas mentalmente instáveis .” “O Mestre não tem tempo para você”

B. Ainda assim, Bartimeu estava determinado a ter sua visão. Agora teria sido fácil ficar calado.

C. Mas, quantas outras pessoas cegas perderam a chance de ver porque não queriam vir a Jesus. Medo de repreensão ou crítica dos outros. Não Bartimeu. Ele estava determinado a ver.

3. Bartimeu exerceu sua fé em Cristo

A. Ele clamou a Jesus enquanto passava. Ele se recusou a ser silenciado pela multidão. Jogando fora sua vestimenta, ele se moveu em direção a Jesus.

B. Ele deu a conhecer sua necessidade do Mestre. Jesus lhe disse: “A tua fé te salvou”. (Não sua persistência, não sua retidão, não sua posição social.)

C. Bartimeu arriscou-se ao ridículo porque  esperava ser curado . A fé está esperando que isso aconteça . A resolução de fazer algo não é suficiente. Ele tinha que seguir adiante. Note também que ele veio a Jesus, Jesus não veio a ele; o que indica sua  .

4. Ele se tornou um seguidor de Cristo 

A. O encontro inicial não é suficiente. Bartimeu evidenciou fé contínua em Cristo.
B. Jesus não se contenta em ser apenas um “conselheiro de crise”. Ele quer ser um companheiro sempre presente e um amigo.
C. Ele está presente em tempos de crise , mas também é tão real quando não temos consciência de Sua presença.

Conclusão

A. Provavelmente ninguém aqui hoje é cego, mas alguns aqui hoje são cegos espiritualmente. Você pode ter tateado pela vida, tentando em vão encontrar seu caminho, mas sem sucesso ( 2 Coríntios 4:3-4 ).

B. Você está cego para a beleza desta alegre vida cristã? Como Bartimeu, a multidão tentará impedi-lo, mas a multidão está destinada ao Inferno .

C. Você pode continuar tateando pela vida, tentando encontrar respostas, ou pode vir a Jesus e recuperar a visão. A escolha é sua.

Deixe um comentário