O que o Espírito Santo faz? 12 Obras do Espírito de Deus

O que o Espírito Santo faz quais são suas obras

Amado(a), é lindo a obra do Espírito Santo e o que Ele faz na vida das pessoas. O Espírito Santo compõe a Trindade e é completamente divino. Ele não é menor e nem maior do que o Pai e o Filho, mas está em igualdade. Ele não é uma força impessoal, mas uma pessoa que possui emoções.

Aqui estão algumas das coisas que ele faz em nossas vidas e como podemos responder ao seu trabalho.

O que o Espírito Santo faz? Quais são suas Obras?

Aqui estão alguns versículos bíblicos que descrevem a função e obras do Espírito Santo.

1. O Espírito Santo revela a verdade de Jesus aos escolhidos de Deus, abrindo-lhes os corações.

“Ele nos salvou, não por causa de obras feitas por nós em justiça, mas segundo a sua própria misericórdia, pela lavagem da regeneração e renovação do Espírito Santo” (Tito 3: 5).

2. O Espírito Santo convence o mundo do pecado.

“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16: 8).

3. O Espírito Santo sela todos os crentes.

“Você não sabe que é templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em você?” (1 Coríntios 3:16)

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, pelo qual fostes selados para o dia da redenção” (Efésios 4:30).

4. O Espírito Santo faz a adoção dos eleitos de Deus no povo de Deus.

“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam o espírito de escravidão para cair no medo, mas vocês receberam o Espírito de adoção como filhos, pelos quais clamamos: ‘Aba! Pai!”(Romanos 8: 14-15)

5. O Espírito Santo ajuda o povo de Deus.

“E eu pedirei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para estar com vocês para sempre” (João 14:16).

“Mas o Ajudador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar tudo o que vos tenho dito” (João 14:26).

6. O Espírito Santo santifica os crentes.

“E assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, vocês foram santificados, vocês foram justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus ” (1 Coríntios 6:11).

7. O Espírito Santo dá dons espirituais ao povo de Deus para edificar a igreja.

“Todos estes são capacitados por um só e mesmo Espírito, que distribui a cada um individualmente como ele quer” (1 Coríntios 12:11).

8. O Espírito Santo guia o povo de Deus.

“Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: ‘Separa para mim Barnabé e Saulo para a obra para a qual os chamei” (Atos 13: 2).

“Então Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo” (Mateus 4: 1).

9. O Espírito Santo capacita o povo de Deus para o ministério.

“Mas recebereis força quando o Espírito Santo descer sobre vós e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (Atos 1: 8).

10. O Espírito Santo intercede pelo povo de Deus.

“Da mesma forma, o Espírito nos ajuda em nossas fraquezas. Pois não sabemos o que orar como devemos, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos profundos demais para serem palavras. E quem sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos segundo a vontade de Deus ” (Romanos 8: 26-27).

11. O Espírito Santo ensina.

“Mas o Ajudador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar tudo o que vos tenho dito” (João 14:26).

Sem falar que o Espírito Santo lhe dará palavras para dizer se você for perseguido por Jesus: “porque o Espírito Santo te ensinará na mesma hora o que deves dizer” (Lucas 12:12).

12. O Espírito Santo separa homens qualificados para a obra do ministério.

“Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: Separa para mim Barnabé e Saulo para a obra para a qual os chamei” (Atos 13: 2). 

E ainda: “Prestem atenção a vocês mesmos e a todo o rebanho, do qual o Espírito Santo os constituiu supervisores, para cuidar da igreja de Deus, que ele obteve com o seu próprio sangue” (Atos 20:28).

O que Jesus falou sobre o Espírito Santo

O que Jesus falou sobre o Espírito Santo?

Na verdade, Jesus falou várias vezes sobre o Espírito Santo durante seu ministério terreno. Mas, aqui estão algumas das principais passagens em que Jesus menciona o Espírito Santo:

Promessa do Espírito Santo: Em João 14:16-17, Jesus promete aos seus discípulos que o Pai enviará outro Consolador, o Espírito da Verdade, para estar com eles para sempre. Ele descreve o Espírito Santo como o “Espírito da verdade” que o mundo não pode receber, mas que permanecerá com os discípulos e neles.

Batismo com o Espírito Santo: Em Atos 1:4-5, Jesus instrui seus discípulos a esperarem pelo cumprimento da promessa do Pai, o batismo com o Espírito Santo, que aconteceria em breve. Essa promessa foi cumprida no Dia de Pentecostes, conforme descrito em Atos 2.

Poder para testemunhar: Em Atos 1:8, Jesus diz aos discípulos que, após receberem o Espírito Santo, eles receberão poder para serem suas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.

O Espírito como Guia: Em João 16:13-14, Jesus fala sobre o papel do Espírito Santo como guia da verdade. Ele ensina que o Espírito Santo guiará seus discípulos em toda a verdade, revelando o que ainda está por vir e glorificando Jesus através do que Ele revela.

Pecado imperdoável: Em Mateus 12:31-32 e Marcos 3:28-29, Jesus adverte que blasfemar contra o Espírito Santo é um pecado imperdoável, que não será perdoado nem nesta era nem na futura.

Se gostou deste estudo sobre o que o Espírito Santo faz, então veja também:

Sobre o Autor

Andre Lourenco
Andre Lourenco

Bacharel em Teologia e tecnólogo em Gestão da Qualidade, André possui mais de 15 anos de experiência na pregação. Autor de cursos de homilética e hermenêutica, também leciona na EBD.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *