WhatsApp

15 palavras de oferta na Bíblia para ministrar

No contexto bíblico, o dízimo e a oferta são formas profundas de expressar gratidão a Deus. Selecionamos aqui, 15 palavras de oferta na Bíblia com uma explicação enriquecedora sobre como essas práticas podem impactar nossa vida espiritual. Prontas para serem aplicadas, essas palavras não só orientam sobre o ato de dar, mas também nos ajudam a cultivar um coração agradecido e generoso.

1. A Oferta de Abel

“E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.” (Gênesis 4:4)

Abel nos ensina o poder de dar o melhor a Deus. Ele trouxe a primeira e melhor parte de seu rebanho. Deus olhou para a oferta de Abel com favor porque veio de um coração dedicado. Quando ofertamos a Deus o melhor de nós, estamos honrando Sua grandeza. Vamos seguir o exemplo de Abel e oferecer com excelência.

A oferta de Abel é uma das melhores palavras para ministrar oferta no culto.

2. Dando com Generosidade

“Então falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.” (Êxodo 25:1-2)

A verdadeira generosidade nasce de um coração voluntário. Deus quer que nossas ofertas venham de um desejo genuíno de dar. Quando ofertamos generosamente, demonstramos nosso amor e gratidão a Ele. Que possamos dar com um coração aberto, sabendo que Deus se agrada das nossas ofertas voluntárias.

Essa é uma boa palavra para oferta. Pois, ela aborta a generosidade, um tema importante para a igreja.

3. Reconhecendo a Fonte

“Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e da tua mão to damos.” (1 Crônicas 29:14)

Tudo que possuímos é uma dádiva de Deus. Quando ofertamos, estamos reconhecendo que Ele é a fonte de todas as nossas bênçãos. Davi compreendeu essa verdade ao preparar ofertas para o templo. Devemos dar com um coração grato, sabendo que tudo vem do Senhor e estamos apenas devolvendo a Ele.

Falar da fonte das bençãos deveria estar presente em muitas palavras de oferta. Sem dúvidas, um bom tema.

4. Sacrifícios de Gratidão

“Eu te oferecerei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome, ó Senhor, porque é bom.” (Salmo 54:6)

Ofertar é uma forma de expressar nossa gratidão a Deus. Davi ofereceu sacrifícios voluntários como um ato de louvor. Nossas ofertas devem refletir nossa gratidão pelo que Deus tem feito por nós. Vamos dar com um coração grato, louvando ao Senhor por Sua bondade em nossas vidas.

Pode usar esse tema sem medo. É uma palavra ideal para ministrar oferta na igreja.

Leia mais: 10 Melhores Versículos bíblicos sobre Dízimos e ofertas.

5. Primeiros Frutos ao Senhor

“Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; e se encherão os teus celeiros abundantemente, e transbordarão de mosto os teus lagares.” (Provérbios 3:9-10)

Honrar a Deus com nossos primeiros frutos é um princípio bíblico que traz promessas. Quando damos a primeira parte dos nossos ganhos, estamos mostrando que Deus é nossa prioridade. Ele promete nos abençoar abundantemente em retorno. Vamos ofertar com fidelidade, confiando que Deus cumprirá Suas promessas.

Muitos perguntam “O que falar na palavra de oferta?”. Fale que devemos honrar a Deus com nossos bens.

6. O Poder da Generosidade

“Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.” (Provérbios 11:24)

Generosidade abre portas para a abundância. Quando damos generosamente, Deus multiplica nossas bênçãos. Aqueles que retêm o que deveriam dar muitas vezes acabam em necessidade. Vamos ser generosos, sabendo que nossa generosidade atrai as bênçãos de Deus.

Generosidade é uma das palavras que não devem faltar na ministração de dízimo e oferta.

7. Investindo no Reino

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mateus 6:19-21)

Jesus nos chama a investir no Reino de Deus. As riquezas terrenas são passageiras, mas o que investimos no Reino é eterno. Nossas ofertas são uma maneira de ajuntar tesouros no céu. Vamos dar com esse entendimento, sabendo que estamos investindo na eternidade.

Boa sugestão de versículo e tema para uma palavra de oferta na igreja. Afinal, precisamos investir no Reino.

8. A Recompensa de Dar

“Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordante, vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.” (Lucas 6:38)

Deus promete recompensar nossa generosidade. Quando damos, recebemos de volta, em boa medida. Nossa oferta é uma semente que trará colheita. Vamos dar com generosidade, confiando na promessa de Deus de que Ele nos recompensará abundantemente.

Apesar desse versículo não ser tão usado como os demais, é uma palavra ideal para falar de oferta.

9. O Coração da Viúva

“E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas; e disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, porque todos aqueles deram como oferta de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deu todo o sustento que tinha.” (Lucas 21:1-4)

A oferta da viúva nos ensina sobre o verdadeiro sacrifício. Jesus elogiou sua oferta porque ela deu tudo o que tinha. Não é o valor da oferta que importa, mas o coração por trás dela. Vamos dar com um coração cheio de fé e confiança em Deus, sabendo que Ele vê e honra nosso sacrifício.

Aqui está uma das palavras mais usadas na ministração da oferta. Clássica, poderosa e essencial.

10. A Alegria de Dar

“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.” (Atos 20:35)

Jesus nos ensinou que há maior alegria em dar do que em receber. Paulo nos lembrou dessa verdade ao ajudar os necessitados. Nossa generosidade traz alegria e bênção tanto para quem dá quanto para quem recebe. Vamos dar com alegria, refletindo o coração generoso de Deus.

Quem nunca ouviu “Melhor é dar do que receber“? Palavra boa e adequada para ministrar dízimo e oferta.

palavra de oferta na Bíblia

11. Semeando com Abundância

“E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância também ceifará.” (2 Coríntios 9:6)

A lei da semeadura e da colheita é clara: o que semeamos determina o que colhemos. Se semeamos pouco, colhemos pouco. Se semeamos com abundância, colhemos com abundância. Vamos ofertar com fé, sabendo que nossas sementes produzirão uma colheita abençoada.

Todas palavras de oferta até agora são boas, mas, não poderíamos deixar de fora o versículo sobre a semeadura. Afinal, tem tudo a ver com ofertar no Reino.

12. A Provisão de Deus

“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” (Filipenses 4:19)

Deus é nosso provedor fiel. Ele prometeu suprir todas as nossas necessidades conforme Suas riquezas em glória. Quando ofertamos, demonstramos nossa confiança em Sua provisão. Vamos dar com confiança, sabendo que o Senhor suprirá cada uma de nossas necessidades.

Essa palavra fala de Deus suprir nossas necessidades. Enquanto ofertamos, Deus garante a provisão.

13. O Generoso Abençoado

“Quem é generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.” (Provérbios 11:25)

A generosidade é uma fonte de prosperidade. Quando somos generosos, Deus nos abençoa e nos dá alívio em nossas próprias necessidades. Nossa oferta é uma expressão de generosidade que traz prosperidade e alívio. Vamos dar generosamente, sabendo que Deus retribuirá com Suas bênçãos.

Mais uma palavra poderosa para oferta. O generoso prospera!

14. A Generosidade do Justo

“Mas o ímpio toma emprestado e não paga; mas o justo se compadece e dá.” (Salmo 37:21)

A verdadeira generosidade é uma marca do caráter justo. Enquanto o ímpio busca receber sem devolver, o justo demonstra compaixão ao dar. Nossa oferta é uma expressão de nossa justiça e compaixão. Vamos ser generosos e dispostos a compartilhar com aqueles ao nosso redor, refletindo o caráter de Deus em nossas ações. A generosidade não apenas ajuda os outros, mas também nos aproxima de Deus, que é justo e misericordioso.

Aqui está mais uma boa mensagem para transmitir para a igreja sobre contribuir com um coração generoso.

15. Buscando Primeiro o Reino de Deus

“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)

Jesus nos ensina a priorizar o Reino de Deus em nossas vidas. Quando colocamos Deus em primeiro lugar, Ele cuida das nossas necessidades e nos abençoa abundantemente. Nossas ofertas são uma forma de demonstrar que estamos buscando a justiça de Deus e priorizando Seu Reino. Ao investir no Reino de Deus, estamos colocando nossa confiança em Sua provisão. Vamos ofertar com a certeza de que, ao buscar primeiro a Deus, Ele cuidará de todas as nossas necessidades. É um ato de fé que resulta em bênçãos e cuidados divinos.

Apesar de muito usado para falar de buscar a Deus como prioridade, ofertar na obra de Deus não deixa de ser uma prioridade nas coisas do Senhor.

Sobre o Autor

Andre Lourenco
Andre Lourenco

Bacharel em Teologia e tecnólogo em Gestão da Qualidade, André possui mais de 15 anos de experiência na pregação. Autor de cursos de homilética e hermenêutica, também leciona na EBD.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.