5 Dicas para Pregar a Palavra de Deus com Autoridade

Dicas para Pregar a Palavra de Deus com Autoridade

Umas das preocupações entre pregadores iniciantes é “como faço para pregar com autoridade?”

Pregar a Palavra de Deus é uma responsabilidade importante para aqueles que desejam compartilhar a mensagem divina com outros. No entanto, muitas vezes, a questão da autoridade na pregação pode ser desafiadora. Como transmitir a mensagem com confiança e impacto?

Aqui estão 5 dicas simples para ajudar você a pregar a Palavra de Deus com autoridade.

1. Conheça a Palavra Profundamente

Conheça a Palavra Profundamente para pregar com poder

O pregador não pode falar outra coisa no púlpito que não seja a palavra de Deus. Por isso, é importante conhecer o que está escrito na Bíblia.

Ler livros sobre a biografia de homens usados por Deus é bom, mas nada substitui a Bíblia. Você pode e deve ler muitos comentários bíblicos, mas a Bíblia deve ser vir primeiro.

Antes de compartilhar a Palavra, é crucial conhecê-la profundamente. Estude as Escrituras regularmente, mergulhe nos ensinamentos e compreenda o contexto histórico.

Quanto mais você conhecer a Palavra, mais confiança terá ao compartilhá-la com outros. Imagine uma esponja após mergulhar na água. Percebe como fica quando você aperta ela? Ela pinga água. Assim é o crente que mergulha na palavra de Deus, ele está cheio até “molhar” quem nele encostar.

2. Ore por Sabedoria e Autoridade

Ore por Sabedoria e Autoridade

A oração é uma ferramenta poderosa. Antes de subir ao púlpito para pregar, ore por sabedoria e autoridade. Peça a orientação divina para transmitir a mensagem de maneira clara e impactante.

Eu gosto de uma frase de John Wesley que diz: “Põe fogo em seu sermão ou põe seu sermão no fogo!” Ou seja, ele estava dizendo que uma pregação precisa do “fogo” do Espírito Santo que obtemos por meio da oração.

Jesus disse me Lucas 4:18:

¹⁸ O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração,

Para ter autoridade na pregação, precisamos da unção do Espírito Santo em nossas vidas. E a unção custa o preço em oração.

3. Fale com Clareza e Simplicidade

Fale com Clareza e Simplicidade

Evite termos complicados e linguagem difícil de entender. Fale com clareza e simplicidade, tornando a mensagem acessível a todos. Jesus usava parábolas simples para transmitir verdades profundas, seguindo esse exemplo, simplifique a mensagem para alcançar corações.

Deixe os termos teológicos difíceis de entender para a sala de aula. As pessoas almejam pela poderosa palavra de Deus carregadas de unção.

Não queira ser um mestre do hebraico, mas fale no português claro. Seu papel como pregador é simplificar e não complicar. Você deve explicar e não dificultar.

Quer pregar com autoridade, então seja simples e sua pregação terá poder que impactará vidas.

4. Conecte-se com a Audiência

Conecte-se com a Audiência para pregar com autoridade

Ao pregar, não se esqueça de se conectar com a audiência. Use exemplos práticos que ressoem com a vida diária das pessoas. Mostre empatia e compreensão, demonstrando como a Palavra de Deus é relevante para os desafios modernos.

Eu sei que a timidez incomoda muitos pregadores, principalmente os mais novos. No entanto, se você quer pregar com autoridade, precisa vencer isso.

Procure olhar para o seu público e jamais ficar de cabeça baixa. Pois, você não está falando de qualquer coisa, mas sim da palavra de Deus.

Outra dica importante, se coloque no lugar da pessoa que está ouvindo sua pregação. Imagine que ela está ali não por estar, mas para ouvir a mensagem de Deus. E você é o mensageiro.

Ou seja, não é sobre você, mas sim sobre Deus. Por isso, vença qualquer obstáculo e conecte-se com seu público.

5. Viva de Acordo com o que Prega

Viva de Acordo com o que Prega

A coerência entre suas palavras e ações é essencial. Viva de acordo com os princípios que você prega, pois a autenticidade fortalece a autoridade. As pessoas serão mais receptivas à mensagem quando perceberem que você vive aquilo que ensina.

O ditado popular diz que nós crentes somos a Bíblia que o mundo lê. Por isso, devemos dar bom testemunho por onde andamos para que assim, nossas palavras seja aceitas. Lembra da mulher de Suném que comentou sobre Eliseu:

E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus. (2 Reis 4:9).

Quando você prega aquilo que vive, suas palavras tem autoridade. Não são palavras vazias, mas um testemunho do que você vive.

Pense você, se visse alguém agindo diferente do que prega e ensina, você daria crédito àquela pessoa ou à sua mensagem?

Então, é isso, não tem segredo. Se quer pregar com autoridade, precisa viver o que prega!

Siga essas dicas simples, você estará mais preparado para compartilhar a mensagem de Deus de maneira impactante e transformadora.

Sobre o Autor

Andre Lourenco
Andre Lourenco

Bacharel em Teologia e tecnólogo em Gestão da Qualidade, André possui mais de 15 anos de experiência na pregação. Autor de cursos de homilética e hermenêutica, também leciona na EBD.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Gratidão pela aula,tive aqui por acaso, bom me chamo Ediene e caso queira conversar comigo 62 99101-8902, conversar sobre Deus

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.