5 Lições Poderosas da Oração de Neemias

Lições Poderosas da Oração de Neemias

Entre as mais belas orações da Bíblia está a de Neemias. Não é uma das mais longas, mas, certamente uma das mais eficazes. Quero compartilhar com você 5 lições da oração de Neemias no capítulo 1.

1. Reconhecer quem Deus é

“Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos,” – Neemias 1:5

Neemias começa sua oração da melhor maneira, ele reconhece quem Deus é. Em primeiro lugar, ele diz “Deus dos céus”, ou seja, que estás acima de tudo. Em segundo lugar, Neemias afirma “Deus grande e temível”, expressando seu temor e reconhecendo a grandeza de Deus. Neemias prossegue sua oração chamando Deus de fiel e misericordioso.

Esta é uma boa forma de iniciar uma oração. Assim como Neemias, podemos começar orar reconhecendo quem Deus é. Afirmar as virtudes do nosso Deus aumenta mais a nossa fé.

Você pode usar as palavras da própria Bíblia, como Salmos que descrevem a grandeza de Deus.

2. Confessar a Deus

“Que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para ouvir a oração que o teu servo está fazendo dia e noite diante de ti em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti.” Neemias 1:6

Após reconhecer quem Deus é, agora Neemias reconhece quem ele é, um pecador que precisa confessar seus pecados. Embora a Bíblia não menciona nenhum pecado de Neemias, ele se coloca como pecador junto ao seu povo.

Neemias poderia orar apresentando o povo como pecadores, mas, ao invés disso, ele se coloca em igualdade com aqueles que pecaram. Que bela lição de humildade.

Aprendemos aqui, que não precisamos ter medo de confessar nossa culpa, mesmo quando sentimos inocentes. Isso é reconhecer que podemos pecar até em mínimas coisas ou em pensamentos. Não estamos livres de pecar, mas, a Bíblia diz que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado (1João 1:7-9).

3. Orar as escrituras

“8 Lembra-te agora do que disseste a Moisés, teu servo: “Se vocês forem infiéis, eu os espalharei entre as nações, 9 mas, se voltarem para mim, e obedecerem aos meus mandamentos e os puserem em prática, mesmo que vocês estejam espalhados pelos lugares mais distantes debaixo do céu, de lá eu os reunirei e os trarei para o lugar que escolhi para estabelecer o meu nome”.” – Neemias 1:8-9

Neemias não está aqui colocando Deus contra a parede, pois, como vimos, ele começa sua oração com muito temos e respeito diante de Deus. Ele está apenas lembrando o que Deus disse, mostrando seu compromisso com as escrituras.

Neemias não ora sobre o que pensa, mas conhece o que está escrito e o que Deus prometeu para seu povo. E, antes de Neemias pedir qualquer coisa, ele se lembrou de que Deus disse “se voltarem para mim”. Por isso, Neemias começa confessando, ou seja, se voltando para Deus.

Fica mais essa grande lição de orar de acordo a Bíblia conhecendo as promessas de Deus como também seus mandamentos.

4. Interceder segundo a vontade de Deus

“Estes são os teus servos, o teu povo. Tu os resgataste com o teu grande poder e com o teu braço forte.” – Neemias 1:10

Você percebe quando Neemias ora “Estes são os teus servos…”, uma preocupação com o estado de seu povo? Eu chamo isso de oração intercessora.

Neemias não está pedindo bens materiais, riquezas ou cargos, ao invés isso, ele ora em favor de pessoas que precisam se levantar espiritualmente.

Em Tiago 4:3 está escrito: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” E Neemias mesmo sem conhecer este texto já praticava.

É importante incluir pessoas, famílias, igrejas, ministérios e até governantes em nossas orações. Peça para que Deus coloque pessoas em sua vida para interceder por eles.

5. Pedir para ser bem sucedido

“Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome. Faze que hoje este teu servo seja bem sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem. Nessa época, eu era o copeiro do rei.” – Neemias 1:11

Depois de interceder, agora Neemias pede a Deus em seu favor para ser bem sucedido na sua missão. Ainda que não era bem em seu favor, pois, a missão era de Deus. Neemias estava se colocando como um instrumento que Deus usaria para uma grande obra.

Nós devemos aprender com Neemias orar para fazer a obra de Deus com excelência pedindo que o Senhor nos de graça diante dos homens.

Precisamos ser dependentes de Deus em tudo. Que o Senhor te abençoe e te prospere na sua obra!

Você pode gostar também:

Sobre o Autor

Andre Lourenco
Andre Lourenco

Bacharel em Teologia e tecnólogo em Gestão da Qualidade, André possui mais de 15 anos de experiência na pregação. Autor de cursos de homilética e hermenêutica, também leciona na EBD.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.