7 Etapas para Montar um Sermão Expositivo

Preparar um sermão expositivo requer trabalho, mas com um método simples, você pode montar uma pregação bíblica e eficaz.

Quero compartilhar com você aqui, sete etapas para te ajudar a montar um sermão expositivo impactante.

1. Escolha o Texto Bíblico

Escolha o Texto Bíblico para pregar

Comece escolhendo um trecho da Bíblia que seja relevante para sua mensagem. Seja específico e foque em uma passagem que se alinhe ao tema que você deseja abordar.

Mas, qual texto escolher? Isso depende. Se você for pregar em um culto onde tem um tema, então procure pregar no texto do tema.

Caso o tema seja livre, então escolha um texto que você conheça ou que já teve alguma experiência com ele. Por exemplo, aquele texto que Deus falou fortemente em seu coração.

É claro, em primeiro lugar, você deve orar e pedir a Deus um texto para pregar. Mas, entenda que Deus não vai te dar um texto complicado e que nem você entende.

Outra dica para escolher textos para preparar seu sermão é conhecer a Bíblia toda. Por isso, procure ler e conhecer mais da palavra de Deus.

2. Compreenda o Contexto

Compreenda o Contexto para montar um sermão expositivo

Após escolher um texto, então agora é hora de entender sobre o que é esse texto bíblico.

Antes de começar a escrever, mergulhe no contexto do texto. Entenda o significado original, o autor, o público-alvo e as circunstâncias da época. Isso ajudará a interpretar corretamente a mensagem.

Procure saber quem escreveu, para quem escreveu e porque escreveu a passagem. Além disso, descubra qual o seu gênero literário e o contexto bíblico.

3. Identifique o Tema Principal

Descubra o tema central do texto escolhido. Pergunte a si mesmo: o que esse trecho quer comunicar? Isso será a base do seu sermão expositivo.

Haddon Robinson chama isso de Big idea (grande ideia). Outros autores a chamam de ideia central do texto, tema do sermão ou proposição.

Já vou logo adiantando que não é fácil encontrar o tema principal de u texto. É preciso dedicação e persistência. Para isso, o pregado deve se debruçar sobre o texto sobre oração e cavar para extrair as pérolas da palavra de Deus.

Leia, leia e leia várias vezes até entender a passagem bíblica. Além disso, use comentários bíblicos e dicionários para compreender palavras difíceis.

4. Divida em Tópicos

Divida em Tópicos o sermão expositivo

Logo após encontrar a ideia o tema principal do texto, a próxima etapa para montar sua pregação expositiva é fazer as divisões.

Divida o texto em seções lógicas. Isso facilita a organização do seu sermão e ajuda os ouvintes a acompanharem a mensagem de forma clara.

Por exemplo, em 1 Tessalonicenses 4:1-18, o tema principal é sobre como o crente deve andar. Então, fazemos alguma pergunta para o tema principal como: de que maneira o crente deve andar? As divisões naturais o próprio texto nos dá, que são:

I. O crente deve andar em santidade (versículos 1 ao 8)

II. O crente deve andar em amor (versículos 9 ao 10)

III. O crente deve andar em honestidade (versículos 11 ao 12)

IV. O crente deve andar em esperança (versículos 13 ao 18).

5. Desenvolva os Pontos Principais

Como Montar um Sermão Expositivo

Os pontos principais devem explicar o tema central. Você tem o esqueleto do sermão, então agora precisa preencher com conteúdo. Mas nada deve fugir do tópico principal.

Esses pontos são também chamados de subdivisões do sermão ou subtópicos. Geralmente se usa letras A, B, C… para os subtópicos.

6. Adicione Ilustrações e Aplicações

Torne o sermão mais envolvente incluindo ilustrações, histórias e aplicações práticas. Isso ajuda a conectar a mensagem bíblica à vida real dos ouvintes.

Mas cuidado para não exagerar nas ilustrações. Uma ou duas por sermão já é o suficiente. As ilustrações devem clarear a mente do ouvinte para que ele compreenda melhor a mensagem.

A aplicação é onde a mensagem fará sentido para o ouvinte. Ou seja, é onde o ouvinte diz: “O que isso significa para mim?“.

Alguns pregadores optam por não escrever a aplicação no esboço. Isso é uma escolha de cada um. No entanto, a aplicação não pode deixar de ser feita no púlpito.

7. Prepare uma introdução e conclusão

Prepare uma introdução e conclusão

A última etapa para montar sua pregação expositiva é fazer a introdução e a conclusão. Duas partes importantes que devem ser bem pensadas.

Mas talvez você possa perguntar “a introdução não devia ser a primeira parte?”. Isso depende de cada pregador, não existe uma regra. Alguns preferem no final, pois, com o tema e as divisões feitas, fica mais fácil de fazer de saber como começar e terminar o sermão.

A introdução precisa ser impactante a ponto de despertar o interesse do ouvinte para a mensagem. A conclusão deve fazer com que o ouvinte leve a mensagem no coração.

Então, como você percebeu, são duas partes importantes e que precisam de atenção na preparação do sermão.

Sobre o Autor

Andre Lourenco
Andre Lourenco

Bacharel em Teologia e tecnólogo em Gestão da Qualidade, André possui mais de 15 anos de experiência na pregação. Autor de cursos de homilética e hermenêutica, também leciona na EBD.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.