Devocional: O médico da Alma

Querido(a) amigo(a), hoje refletiremos sobre a maravilhosa verdade de que Jesus é o Médico da alma. Assim como um médico atende às necessidades físicas do corpo, nosso Senhor Jesus Cristo é especialista em curar as feridas mais profundas e perdoar os pecados.

Versículo devocional:

“E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.” (Marcos 2:17)

Mensagem de hoje: O Médico da alma

Levi Mateus, um dos publicanos judeus, ao aceitar o convite de Jesus para segui-Lo, abandonou o seu trabalho tão lucrativo e se tornou um dos discípulos mais chegados de Jesus.

Bem sabemos, que os publicanos eram pessoas odiadas pelos judeus. Isto porque trabalhavam para Roma, cobrando pesados tributos dos seus irmãos. Sendo considerados como traidores da pátria.

Alguns dias depois de sua tão sábia e importante decisão, Levi resolveu homenagear a Jesus com um banquete em sua casa. Para este evento ele convidou também os outros discípulos e, juntamente com eles, convidou também muitos dos seus colegas de sua antiga profissão. Possivelmente com a intenção de que, eles também pudessem ser alcançados pelo médico da alma.

Tomando conhecimento dos fatos, os escribas e fariseus se acercaram dos discípulos e, com intençao de minar a fé e o respeito que eles tinham por Jesus, perguntaram-lhes: “Porque come e bebe Ele, com os publicanos e pecadores?”

Para os líderes judeus, comer e beber com eles era considerado uma transgressão da lei cerimonial (Atos 11:3). Por isso, lançaram dúvidas sobre a moralidade de Jesus, confrontando o Seu comportamento com a lei mosaica e a tradição judaica.

Ao ouvir a acusação que lhes faziam, Jesus respondeu-lhes usando uma ilustração que merece a nossa consideração.

Jesus comparou-se a um médico; o médico da alma. Os pecadores comparou-os com doentes; afinal o pecado é a doença da alma.

Na sua defesa Jesus lembrou-os de que os sadios não precisam de médico, e sim os doentes. Os convidados de Levi Mateus eram pessoas que necessitavam do Médico espiritual, para serem curados da enfermidade do pecado. Os fariseus, tal qual eles, careciam dessa mesma cura, mas não queriam admitir que precisavam de médico. Eles mesmos se automedicavam, tomando o amargo remédio da própria justiça. Como é confortador saber que o pecado tem cura!

O remédio do grande médico da alma é o sangue d’Ele vertido na cruz do calvário.

A missão do grande médico da alma é:

“[…] evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR.” (Lucas 4:18-19)

Se você querido(a) amigo(a), sente a necessidade dos cuidados do médico da alma, te convido à encontrá-Lo no consultório da oração, que a consulta é de graça.

🙏 Oração:

Querido Jesus, agradecemos porque Tu és o Médico divino que cura as feridas da alma. Hoje, colocamos diante de Ti nossos corações quebrantados e nossas dores mais profundas. Pedimos que nos envolvas com o bálsamo do Teu amor e nos restaures para a plenitude que encontramos somente em Ti. Que possamos confiar em Ti como o Médico da nossa alma em todos os momentos. Em Teu nome, oramos. Amém.

Se gostou deste devocional sobre o médico da alma, então veja mais devocionais:

Sobre o Autor

Indiara Lourenço
Indiara Lourenço

Indiara possui mais de 20 anos de experiência ensinando e pregando. Já atuou em vários ministérios como: infantil, feminino e jovens. Estudante de teologia, também ministra aulas na EBD.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.