Esboço do Sermão: O Serviço Humilde de Rute, a moabita – Rute 2: 1-23
Esboço de pregação sobre o o serviço tão humilde de Rute, porém, nós vamos ver neste estudo bíblico, como Deus dirige os passos de quem faz a melhor escolha.
Título: O Serviço Humilde de Rute: “Deixe-me Recolher”
Texto base do sermão: Rute 2:1-23
Introdução:
No capítulo 1 do livro de Rute, vemos que Rute fez uma nobre escolha ao deixar sua terra natal e seguir sua sogra Noemi para Judá. Já neste capítulo 2 do livro de Rute, vamos ver o serviço humilde dela, se dirigindo aos campos de Boaz, para recolher as espigas.
A devoção tão verdadeira e fiel de Rute para com sua sogra, bem como seu trabalho árduo e humilde, nos ensinam importantes lições sobre servir aos outros e confiar na providência divina.
I. Rute recolhe nos campos de Boaz
A. Rute pede permissão a Noemi para recolher nas terras de alguém, uma prática permitida pela Lei para os pobres e viúvas (Levítico 19:9-10; Deuteronômio 24:19-22).
B. Deus então dirigindo seus passos, faz com que providencialmente ela vai parar nos campos de Boaz, um parente de Noemi (Rute 2:3).
C. Rute é chamada de moabita várias vezes para destacar sua origem estrangeira e a dificuldade que poderia enfrentar como estrangeira em Israel, porém, Deus estava lhe guiando em tudo.
II. Boaz percebe a mulher no campo
A. Boaz, um parente próximo, pergunta a seu capataz sobre a mulher que está recolhendo espigas, em seu campo (Rute 2:5-7).
B. O capataz dá a ele boas informações sobre Rute. Dizendo que ela era uma moabita que havia escolhido seguir Noemi, e também a elogia em seu trabalho diligente.
III. Boaz demonstra favor a Rute
A. Boaz encoraja Rute a colher em seu campo e a permanecer perto de suas servas (Rute 2:8-9).
B. Ele dá instruções especiais para que ela seja tratada com respeito e tenha acesso aos melhores grãos (Rute 2:15-16).
C. Boaz elogia a devoção e nobre escolha de Rute em deixar Moabe para ficar com Noemi (Rute 2:11-12).
IV. Rute compartilha seus ganhos com Noemi
A. Rute colhe uma quantidade significativa de trigo, ou seja o suficiente para repartir com sua sogra Noemi.
B. Noemi fica alegre e reconhece a bondade de Deus em fornecer a Rute um lugar na colheita de Boaz.
CONCLUSÃO
Neste sermão sobre “O Serviço Humilde de Rute” podemos destacar a virtude da humildade e da devoção filial de Rute para com Noemi. Ela demonstrou disposição para servir e trabalhar arduamente para prover para si mesma e para sua sogra. Boaz também se destaca como um homem generoso e gentil, refletindo a graça divina. Esses exemplos nos ensinam sobre a importância do serviço humilde e a confiança na providência de Deus em nossas vidas.
Apelo
Assim como Rute, Deus nos desafia hoje para servir humildemente aos outros, seguindo o exemplo de Cristo, que veio ao mundo não para ser servido, mas para servir. Podendo confiar na providência de Deus, sabendo que Ele cuida dos que O buscam e que Sua graça é concedida aos humildes.
Que possamos aprender com essa linda história de Rute e buscar oportunidades para servir com amor e dedicação, confiando que Deus está sempre cuidando de nós.
“Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes’. Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1Pedro 5: 5-7)
Se você gostou deste sermão, continue lendo:
- Esboço do sermão: A nobre escolha de Rute, a moabita – Rute 1:1-22
- 3 Lições valiosas da vida de Daniel – Estudo e Pregação
- Esboço de Pregação: Eu Sou a Ressurreição e a Vida
- O milagre nas Bodas de Caná: Jesus transforma água em vinho
- 30 Versículos para compartilhar nos Status que vão trazer edificação e inspiração
Sobre o Autor
0 Comentários