7 Lições da cura e ressurreição da filha de Jairo

lições da cura e ressurreição da filha de Jairo

A passagem de Marcos 5:22-43, nos conta a história de um homem chamado Jairo, um dos chefes da Sinagoga e pai de uma menina de doze anos, cujo o nome dela a Bíblia não menciona.

Este homem se viu em um momento de tamanha dor e sofrimento e então precisou tomar uma atitude de fé, para alcançar o milagre.

Com essa atitude de Jairo, podemos aprender lições preciosas para nossa vida, e é isso que eu quero compartilhar com vocês, através desse esboço detalhado da história de cura e ressurreição da filha de Jairo.

1. Jairo se prostou aos pés de Jesus

“E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés,” (Marcos 5:22)

Jairo, mesmo sendo uma pessoa importante na sinagoga, ele reconheceu a autoridade de Jesus. A primeira lição que nós já aprendemos aqui é que não importa nosso grau de escolaridade, quantos diplomas possuímos, qual o cargo que exercemos, é necessário reconhecer a autoridade que Jesus tem e se prostar aos Seus pés em sinal de rendição e humilhação.

2. Jairo era um homem de fé

“E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva.” (Marcos 5:23)

Esse homem conhecido como chefe da sinagoga, tinha uma fé viva em seu coração, ele depois de se humilhar e reconhecer o senhorio de Jesus, ele exerceu a sua fé. Contando para Jesus o que estava acontecendo com a sua filha, e rogando para que Jesus fosse até sua casa, para impor as mãos sobre a menina, pois ele tinha certeza do milagre.

Na nossa vida não é diferente, quando nos encontramos em momento de dor, angústia, enfermidades assolando a nossa casa, devemos clamar por Jesus. Suplicar para que Ele se compadeça de nós e visite nossa casa, nossa vida e todas as àreas em que forem necessárias. Pois, certamente se Jesus chegar, o milagre vai acontecer.

3. Jairo teve que lidar com sua maior dor

“Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre?” (Marcos 5:35)

Jairo nesse momento, recebeu a pior notícia de sua vida, sua filha havia morrido. Talvez Jairo pudesse questionar, dizendo Jesus porque o Senhor parou para atender aquele mulher do fluxo de sangue? Agora ela foi curado e eu vou ter que sepultar minha filha.

A lição que Jairo no ensina aqui é que há momentos em que parece que Jesus não se importa com a nossa dor, parece que Ele não faz caso do que está acontecendo em nossa caminhada. Porém, é muito pelo contrário, tudo que acontece nas nossas vidas existe um por quê e pra quê. No tempo certo, Ele se revela a nós.

4. Jairo recebeu uma ordem de Jesus

“E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.” (Marcos 5:36)

Jesus não se apavorou com a notícia que chegou até os seus ouvidos, e liberou uma palavra de ordem para Jairo. Dizendo: Não temas, crê somente.

O que aprendo aqui com Jesus é a continuar confiando, crendo na pessoa de Jesus, mesmo que as circunstâncias digam não. A última palavra vem de Deus, então não temas o decreto de satanás contra a tua vida e tua família, creia em Jesus somente. Todo poder emana de Deus.

5. Jesus entra na casa de Jairo

“E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme.” (Marcos 5: 39)

A pessoa mais importante da face da terra, adentra a casa de Jairo. Podemos convidar quem quer seja para vir até nossa casa, seja para um jantar ou para uma simples conversa, mas saiba que a melhor pessoa a adentrar nossa casa é Jesus.

Pois, onde Jesus entra a tristeza tem que saltar de alegria, a morte tem que dar lugar a vida e ali passa a ter vida e vida com abundância. Então mais uma das lições que aprendemos com a cura da filha de Jairo é a importância de convidar Jesus para entrar em nossas casas.

6. Só quem tem intimidade tem o privilégio de ver milagres

“E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele estavam, e entrou onde a menina estava deitada.” (Marcos 5:40)

Os milagres de Jesus, não são para todos, mas somente para quem é íntimo Dele. Como vemos no texto lido, era uma multidão que o acompanhava, mas o convite para entrar naquele quarto, foi somente para quem tinha visão das coisas celestiais.

Por isso, a lição aqui é clara: Quer ver acontecer milagre, seja íntimo do mestre. busque ter intimidade com Deus, pessoas comuns podem receber revelações extraordinárias do céu, através da intimidade.

7. A filha de Jairo ressuscitou

Jairo e a cura de sua filha

“E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.” (Marcos 5: 41)

Jairo recebeu o milagre, poque em primeiro lugar ele reconheceu a autoridade de Jesus, com muita fé no seu coração, mesmo tendo que lidar com a sua maior dor, acreditando na ordem de Jesus, não temeu mas crêu e quando Jesus adentra a sua casa o milagre se torna visível à todos. A sua filha de doze anos, cujo nome não é mencionado, volta a vida e todos tem que reconhecer o milagre realizado por Jesus.

Da mesma forma, hoje se você crer e não temer, Jesus adentra sua casa e ressuscita os seus sonhos e projetos. Reconheça hoje, que somente Jesus é Senhor em sua vida e você testemunhará também do milagre.

Se você gostou dessas lições da filha de Jairo, veja também:

Sobre o Autor

Indiara Lourenço
Indiara Lourenço

Indiara possui mais de 20 anos de experiência ensinando e pregando. Já atuou em vários ministérios como: infantil, feminino e jovens. Estudante de teologia, também ministra aulas na EBD.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *