5 Lições de Jeremias 18 sobre o vaso do oleiro
Jeremias 18 descreve a passagem do vaso do oleiro onde Deus fala com o profeta revelando uma mensagem com lições poderosas. Se você deseja aprender mais sobre esta passagem bíblica, então fica comigo neste estudo.
Neste estudo, vamos extrair 5 lições da palavra de Deus para o profeta Jeremias no capítulo 18 sobre o vaso do oleiro.
1. A palavra veio do Senhor (Jeremias 18:1)
¹ A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
A primeira lição que tiramos deste texto é que Jeremias recebeu a palavra diretamente de Deus. Ou seja, a origem da mensagem é de Deus.
Vivemos dias em que a palavra do Senhor está escassa. São muitos pregadores, mas pouca palavra de Deus. São muitos pastores, mas poucos ensinos verdadeiramente bíblicos.
Embora isso seja uma realidade, ainda existem homens e mulheres de Deus, pregadores e pastores, profetas verdadeiros que podem dizer “palavra do Senhor que veio a…”.
Oremos para que Deus levante cada vez mais pessoas como Jeremias que a palavra do Senhor vem a ele.
2. Disposição para obedecer (Jeremias 18:2)
² Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
Deus foi claro com Jeremias pedindo para que ele se levantasse e descesse até a casa do oleiro, pois, lá o Senhor falaria com ele.
Deus poderia revelar a mensagem onde o profeta se encontrava, mas nessa ocasião, Ele queria falar com Jeremias na casa do oleiro.
Jeremias ao invés de questionar, imediatamente se prontifica para ir até onde Deus queria e ali receber a mensagem.
Que lição aprendemos aqui! Deus pode falar quando e onde quiser, no entanto, existem momentos em que Ele quer nos revelar algo em lugares específicos. E, quando isso acontecer, devemos estar dispostos a obedecer. Obediência faz parte do chamado de Deus e não podemos fugir dessa realidade.
3. Atento e sensível à voz de Deus (Jeremias 18:3)
³ E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
A versão NVI descreve este versículo assim: “Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda.”
Mesmo sem entender de início o que Deus queria revelar, podemos imaginar que Jeremias estava atento observando tudo.
Enquanto Jeremias observava atenciosamente o oleiro trabalhando na confecção do vaso, Deus fala com Ele.
Mais uma preciosa lição. Não podemos ser crentes distraídos. Precisamos estar atentos, observando tudo com atenção, pois, o Espírito Santo pode falar conosco a qualquer momento.
Observe detalhes e fique com a mente no céu e coração aberto para Deus revelar preciosas lições no dia a dia.
4. Vaso de barro se quebra (Jeremias 18:4a)
⁴ Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Perceba que o texto não diz que o oleiro quebrou o vaso, mas diz que o vaso se quebrou. Existem uma grande diferença nisso. Quando a Bíblia diz que o vaso se quebrou, ela está dizendo que a causa da quebra estava no barro e não no oleiro.
Como crentes somos como este vaso e nos quebramos na mão do oleiro que é Deus. Nos quebramos por culpa nossa e não de Deus. Quando escolhemos caminhos que não agradam a Deus, quando desobedecemos ou quando pecamos. Cuidado com o orgulho!
Mas, ainda bem que o vaso se quebrou na mão do oleiro, conforme diz o texto bíblico. Ou seja, na mão do oleiro ainda tem solução.
É melhor estarmos nas mãos de Deus do que nas mãos dos homens. Davi disse 1 Crônicas 21:13:
“…caia eu, pois, nas mãos do Senhor, porque são muitíssimas as suas misericórdias; mas que eu não caia nas mãos dos homens.”
Não saia da presença de Deus. Mesmo fraquinho, continue lutando. Se for preciso, se arrependa e peça perdão ao Senhor.
5. Oleiro especialista refaz (Jeremias 18:4b)
“…tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.”
O oleiro refez o vaso que se quebrou. Preste atenção no que o texto diz: “tornou a fazer dele…”. Ou seja, o oleiro não pegou outro barro para fazer outro vaso. Foi do próprio barro do vaso quebrado que o oleiro refez.
Aprendemos aqui que Deus não rejeita seus filhos que “se quebraram” por algum motivo, mas que Deus, “nosso oleiro” é especialista em restaurar. Sim, o oleiro não jogou na lixeira o vaso quebrado. Ele soube aproveitar àquele barro para fazer dele outro vaso.
O homem pode te olhar e só ver defeitos, mas Deus te olha e vê as qualidades!
Outra lição aqui é que o oleiro fez conforme quis. Ou seja, conforme lhe agradou. E Deus faz assim também, conforme quer.
Não podemos questionar o que Deus faz, pois, Ele sabe de tudo. O Senhor sabe o que é melhor, então, não questione, apenas aceite.
“Seja feita não a minha, mas a tua vontade Senhor!”
Sobre o Autor
0 Comentários