5 Maneiras de ser uma mãe exemplar segundo a Bíblia
As mães são verdadeiramente uma das maiores bênçãos que recebemos em nossas vidas. Elas vêm em diversas formas e manifestações: desde nossas mães biológicas até amigas mais experientes que assumem esse papel maternal, passando por sogras que se tornam como uma segunda mãe, e até mesmo parentes que desempenham o papel materno em nossas vidas.
Independentemente da maneira como elas impactam nosso caminho, é inegável que o mundo se beneficia da presença de todas essas figuras maternas. Por quê? Porque as mães são os motores que impulsionam o mundo adiante.
Contudo, muitas mães ficam se perguntando e até algumas se martirizando, tentando descobrir as maneiras de ser uma boa mãe, segundo a bíblia. Pensando nisso, separei aqui as 5 melhores maneiras de ser uma mãe exemplar para os seus filhos.
1. Uma boa mãe ama incondicionalmente
“Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Coríntios 13:7)
Uma boa mãe na Bíblia é aquela que ama seus filhos incondicionalmente, assim como Deus nos ama. Em 1 Coríntios 13:4-7, aprendemos sobre o amor paciente, bondoso e perseverante.
Um exemplo bíblico é Joquebede, mãe de Moisés, que arriscou sua própria vida para salvar a vida de seu filho (Êxodo 2:1-10). Ela o colocou em um cesto e o enviou pelo rio Nilo, confiando em Deus para cuidar e proteger seu pequeno e indefeso filhinho.
Mais tarde, ela foi abençoada por ser parte do plano de Deus para libertar o povo de Israel da escravidão no Egito.
2. Uma boa mãe educa seus filhos com sabedoria
“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)
No versículo acima nos diz para educar nossos filhos no caminho certo, e quando crescerem, não se desviarão dele.
Sara, a esposa de Abraão, é um exemplo de mãe sábia, que confiou em Deus e ensinou seu filho Isaque a fazer o mesmo (Gênesis 21:1-7). Apesar de enfrentar desafios de infertilidade e a ansiedade de esperar pelo filho prometido por Deus, Sara demonstrou fé e confiança no plano divino. Ela se tornou então a mãe de Isaque, herdeiro das promessas de Deus para Abraão.
3. A oração deve ser uma prática diária de uma mãe exemplar
“A oração de um justo pode muito em seus efeitos.” (Tiago 5:16)
Uma mãe segundo a bíblia, tem uma vida dedicada a orar e interceder por seus filhos. Pois como o versículo em Tiago 5:16, nos ensina que a oração é a chave para abrir qualquer porta, ou seja, o clamor de uma mãe rompe barreiras e até o que era impossível se torna possível.
Temos o exemplo de uma mãe na bíblia, chamada Ana, a mãe de Samuel, que orou com amargura de alma e entregou toda a sua dor e angústia aos pés do altar do Senhor, mesmo sendo julgada, ela queria muitíssimo ser mãe.
Deus então ouviu a sua petição e o seu voto, concedendo o privilégio dela ser mãe do maior profeta, juiz e sacerdote do povo de Israel (1 Samuel 1:9-28).
4. Ela é exemplo de Fé
“Assim, pois, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir da Palavra de Deus.” (Romanos 10:17)
Uma mãe que vive uma vida de fé e retidão é um exemplo poderoso para seus filhos. Timóteo, um dos discípulos de Paulo, teve uma mãe exemplar chamada Eunice, que ensinou a ele desde a infância as Escrituras Sagradas e o exemplo de uma vida piedosa (2 Timóteo 1:5).
Sendo uma influência de grande valor na vida de Timóteo, ajudando-o a se tornar um líder na igreja primitiva.
5. A mãe disciplina com amor
“O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga.” (Provérbios 13:24)
A disciplina é uma demonstração de amor quando aplicada com sabedoria e amor. Provérbios 13:24 nos ensina que quem ama seu filho o disciplina prontamente.
A mãe de Jesus, Maria é um exemplo de disciplina amorosa, conduzindo Jesus em sua vida terrena com amor e dedicação (Lucas 2:41-52). Maria é talvez a mãe mais conhecida da Bíblia, demonstrando humildade, obediência e fé excepcionais ao aceitar o plano de Deus para ela, tornando-se mãe de Jesus Cristo. Contudo, seu papel na vida de Jesus foi único e sua devoção a ele é um exemplo de amor materno inabalável.
Sobre o Autor
0 Comentários