O que é a nova Jerusalém Celestial na bíblia?

Nova Jerusalém

A escatologia bíblica é onde estudamos sobre as últimas coisas que estão para acontecer, sendo um tema que desperta bastante interesse em todos nós. Teólogos se empenham em decifrar o verdadeiro significado das Escrituras em relação ao desfecho dos tempos, descritos em Mateus 24:3 e 28:19-20.

Estudantes das profecias bíblica debatem suas visões sobre o que está por vir e quando acontecerá. Até os incrédulos se envolvem, compartilhando narrativas fantásticas de profetas que operam além dos limites da verdade bíblica. No entanto, mesmo dentro da literatura apocalíptica, a Bíblia oferece detalhes proféticos compreensíveis, incluindo reflexões sobre a Nova Jerusalém.

E essa é a pergunta que não quer calar: O que é exatamente a nova Jerusalém? Sendo assim, neste estudo bíblico, vamos desvendar esse mistério apocalíptico.

O que a Bíblia fala da Nova Jerusalém?

nova Jerusalém na Bíblia

A única menção explícita da Nova Jerusalém na Bíblia ocorre no livro do Apocalipse, mais precisamente em Apocalipse 3:12 e Apocalipse 21:2 e 10. No versículo do capítulo três, dirigido à igreja de Filadélfia, João, autor do livro, compartilha uma visão profética. Descrevendo os vencedores como futuras colunas no templo de Deus, com Seu novo nome e o da Nova Jerusalém inscritos neles.

Esta imagem oferece uma promessa eterna, trazendo esperança em meio à tribulação que a igreja enfrentava naquele tempo.

Em seguida, Apocalipse 21:2 e 10 revelam a Nova Jerusalém como parte dos novos céus e da nova terra. Essa descrição simbólica reflete a promessa de renovação e restauração divina.

Contudo, as interpretações sobre a Nova Jerusalém variam entre diferentes escolas de pensamento, até mesmo dentro das mesmas. Enquanto alguns a veem como um estado eterno, outros a associam à próxima era milenar.

Há também quem a enxergue como a igreja unida a Cristo ou o vínculo de Israel com Cristo. A diversidade de opiniões reflete-se também na visão da Nova Jerusalém como uma cidade literal ou um símbolo. Essa variedade pode ser desconcertante.

Antes de nos aprofundarmos nas interpretações, é fundamental compreendermos o que a Bíblia nos diz diretamente sobre o assunto.

Como é a Nova Jerusalém Celestial?

como é a nova jerusalém

O capítulo completo de Apocalipse 21 nos presenteia com uma visão marcante da Nova Jerusalém, destacando o que acontecerá lá e quem a habitará. Para evitar a impressão de que a Bíblia oferece poucos detalhes sobre a Nova Jerusalém, aqui está uma lista elaborada de seus atributos, mencionados também em Ezequiel 48:30-35.

A Nova Jerusalém será:

  • Integrada ao novo céu e à nova terra (versículo 2).
  • Designada como uma cidade santa (versículo 2).
  • Preparada como uma noiva adornada para seu marido (com referência e explicação bíblica) (versículo 2).
  • O local onde o tabernáculo de Deus será mantido (versículo 3).
  • Repleta da glória de Deus (versículo 11).
  • Iluminada por uma luz pura e radiante (versículo 11b).
  • Dotada de doze portas com os nomes das doze tribos de Israel, doze fundações com os nomes dos doze Apóstolos de Cristo, e com dimensões impressionantes: um cubo medindo 1,9 milhão de milhas quadradas (1.500 milhas de cada lado e altura), muros de jaspe, construções e ruas de ouro puro, portas de pérolas e muros revestidos de pedras preciosas (versículos 12-21).
  • Livre de templo (versículo 23).
  • Iluminada pela glória do Senhor – o Cordeiro (versículo 23).
  • Com portas sempre abertas (versículo 24).
  • Exclusiva para aqueles cujos nomes estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro (versículo 27).

Deus irá:

  • Enviar a Nova Jerusalém do céu (versículo 10).
  • Habitar com os seres humanos como Seu povo, sendo Ele o seu Deus (versículo 3).
  • Enxugar todas as lágrimas dos olhos (versículo 4).
  • Renovar todas as coisas (versículo 5).
  • Ser o templo da cidade junto com o Cordeiro (Jesus Cristo) (versículo 22).

A Nova Jerusalém revelará:

  • O fim da morte, tristeza e choro (versículo 4).
  • A ausência total de dor (versículo 4).
  • O desaparecimento das coisas antigas, que já passaram (versículo 4).
  • A ausência daqueles que não conhecem Jesus como Salvador (versículo 8).

Os habitantes poderão:

  • Beber livremente da água da vida pela eternidade (versículo 6).
  • Caminhar na luz, enquanto os reis da terra trarão sua glória e honra para ela (versículo 24).

Quando a Nova Jerusalém descerá do céu?

apocalipse

Embora a Bíblia não forneça uma data precisa para a descida da Nova Jerusalém, ela nos assegura que sua manifestação ocorrerá no futuro. Até então, ao partir desta vida, os crentes ascendem ao paraíso, aguardando o momento em que Deus trará a Nova Jerusalém para erradicar permanentemente as tramas do mundo e seus males.

Entretanto, isso não exclui a possibilidade de que Deus esteja atualmente edificando a Nova Jerusalém. A Escritura não oferece esclarecimentos definitivos sobre esse aspecto, salvo pela sugestão de Jesus aos Seus seguidores em João 14:2-3, prometendo preparar um lugar para eles e para nós também.

No futuro, poderemos indagar sobre isso, embora seja improvável que, na presença divina, nos preocupe com tal questão.

Será a Nova Jerusalém um Verdadeiro Novo Céu e uma Nova Terra?

Nova jerusalém

Há dois pontos de vista predominantes sobre a natureza do novo céu e da nova terra. Todos concordam que serão novos, mas em que sentido exatamente? Será um completamente novo, com o antigo desaparecendo por completo, ou será uma reformulação do antigo?

Quando Deus criou os céus e a terra, declarou toda a Sua criação boa (Gênesis 1:4, 10, 12, 18, 21, 25). Gênesis 1:31 nos diz que Deus viu tudo o que havia feito e “era muito bom”, perfeito e sem pecado. Então veio a Queda (Gênesis 3), e Deus pronunciou a maldição sobre a terra (Gênesis 3:17).

Desde então, “a criação geme e chora” (Romanos 8:19-22), enquanto Deus está em processo de restaurar tanto os seres humanos, ou seja aqueles que aceitaram Jesus Cristo como Senhor, quanto o resto da criação.

Poderíamos nós, como seres humanos, espelhar a criação e sua renovação? Segunda Coríntios 5:17 nos diz que, se estamos em Cristo, somos novas criaturas. Olhando adiante em Efésios 2:1, que nos descreve como estando mortos em nossos delitos e pecados, quando uma pessoa se torna cristã, ela não morre fisicamente e ressuscita como uma nova criação.

Todos sabemos que a resposta é não; em vez disso, somos renovados e transformados à imagem de Jesus, não mais conformados com o mundo. No entanto, também nós, seres humanos, gememos (Romanos 8:23). Isso é algo a considerar quando examinamos qualquer uma das suposições sobre os céus e a terra – serão destruídos? Serão recriados ou restaurados?

Vamos agora analisar quatro passagens específicas que falam dos novos céus e da nova terra: Isaías 65:17-19, Isaías 66:22, 2 Pedro 3:7-13 e Apocalipse 21:1, 5.

“Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão. Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém uma alegria, e para o seu povo gozo. E exultarei em Jerusalém, e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor.” (Isaías 65:17-19)

“Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.” (Isaías 66:22)

Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.

“8 – “Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.” (2 Pedro 3:7-13)

John Walvoord e Roy B. Zuck explicam em The Bible Knowledge Commentary – Novo Testamento que a palavra grega usada aqui no versículo 10, possivelmente significa que tudo será revelado como realmente é, ou faz uma pergunta: “Será que a terra e tudo o que nela há serão encontrados?” Outras traduções usam “queimadas”, como na completa aniquilação da terra e dos elementos.

John MacArthur, assim como a maioria dos pré-milenistas, acredita que os céus se referem ao universo físico e o “estrondo” é um som crepitante, como algo em chamas enquanto Deus incinera o universo. Comparando os corpos celestes a todos os elementos atômicos existentes: átomos, elétrons, nêutrons, prótons e pensa que eles serão consumidos. Fazendo referência a Isaías 24:19-20 e Isaías 34:4.

“E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.” (Apocalipse 21:1)

Já Matt Emerson apresenta este argumento: “A posição cristã histórica é que a nova criação é uma renovação da velha criação, na qual a obra de Cristo, especialmente sua morte e ressurreição, removem os efeitos e a fonte do pecado e, assim, trazem restauração não apenas aos seres humanos, mas a tudo o que Deus fez”.

Aqueles que seguem acreditando na renovação da terra, citam o seguinte Salmo para apoiar este pensamento:

“Quando envias o teu Espírito, eles são criados, e renovas a face da terra”. (Salmo 104:30)

John Piper nos diz: “Então, as palavras de Paulo em Romanos 8:21, de que a própria criação será libertada da escravidão da corrupção, significam que esta velha terra se tornará uma nova terra. Ele entende a palavra ‘nova’ como significando renovada, não nova no sentido de comprar um carro novo, porque não é o mesmo carro quando você compra um carro novo. ‘Nova’ (kainos) pode significar renovada – nova porque foi consertada”.

Cada visão tem seus méritos e limitações, todos dignos de respeito e pesquisa. Parece que as palavras usadas nas passagens podem ter significados diferentes.

Este é um desacordo que pode afetar a salvação de alguém? Não, mas influencia a paz da igreja.

Contudo, o que importa é que Deus está “fazendo tudo novo” de acordo com Sua vontade e Seus padrões. Estaremos na Nova Jerusalém com o Senhor, o que deveria ser mais do que suficiente para todo crente.

Por que é importante a promessa da Nova Jerusalém?

promessa da nova jerusalém

Alguns podem se indagar: “Qual a importância de qualquer promessa divina?”

A nova Jerusalém representa a vida eterna, essa resposta deriva da própria natureza de Deus. Ele é nosso Pai soberano e todo-poderoso.

Ao longo das Escrituras, suas promessas são narradas, profetizadas e concretizadas. Um exemplo notável é a promessa do Messias:

“Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido” (Salmo 2:2)

“Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.” (Daniel 9:25-26)

Enfim, com 574 versículos fazendo menção direta a Jesus como o Messias, quando o Senhor nos revela em Sua Palavra a perspectiva da Nova Jerusalém, podemos confiar plenamente que Ele é fiel para cumprir essa promessa.

Se você gostou deste estudo sobre a nova Jerusalém, veja também outros temas:

Sobre o Autor

Indiara Lourenço
Indiara Lourenço

Indiara possui mais de 20 anos de experiência ensinando e pregando. Já atuou em vários ministérios como: infantil, feminino e jovens. Estudante de teologia, também ministra aulas na EBD.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.